Na última semana, novo Catálogo da Embrapa de árvores nativas intitulado Árvores do manejo florestal no Projeto de Desenvolvimento Sustentável Virola-Jatobá foi publicado. Esse catálogo, desenvolvido por pesquisadores e técnicos da instituição em parceria com identificadores comunitários, visa a classificação correta das espécies arbóreas originárias da Amazônia.
Em material completamente colorido, redigido em linguagem acessível, o Catálogo da Embrapa de árvores nativas lista mais de 50 espécies da região amazônica e apresenta detalhes, como características do tronco, fruto, casca e flor, por exemplo.
Vista inferior da árvore copaíba, também presente no catálogo da Embrapa de árvores nativas (Fonte: Jonathan Wilkins/Wikimedia Commons)
Além disso, expõe a utilidade dos componentes de cada uma das variedades na indústria, no comércio e até mesmo na culinária e no artesanato. O material apresentado no Catálogo da Embrapa de árvores nativas visa a promoção do desenvolvimento sustentável por meio do manejo florestal comunitário na região.
Objetivos do Catálogo da Embrapa de árvores nativas
O catálogo se propõe a contribuir para a identificação botânica com uma linguagem acessível, a fim de que as comunidades que atuam com o Manejo Florestal Comunitário na Amazônia desenvolvam estratégias de sustentabilidade e conservação de espécies originárias da região.
Segundo Ademir Ruschel, pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental e um dos responsáveis pela publicação, a disseminação do conhecimento sobre as florestas é “fundamental para as comunidades realizarem o manejo adequado”.
Para ele, a identificação correta das espécies arbóreas ainda é um desafio para o manejo comunitário, uma vez que é comum que um único nome popular abranja diferentes espécies, que têm a aparência semelhante, mas características biofísicas distintas.
Exemplo de descrição de árvore nativa no catálogo da Embrapa (Fonte: Reprodução/Embrapa)
Por este motivo, o Catálogo da Embrapa de árvores nativas apresenta em detalhes as características de 56 espécies arbóreas comerciais originárias da Amazônia, como maciez do corte, cheiro e umidade do talho; tamanho e cor das flores; dureza e durabilidade da madeira, e formato do fruto, por exemplo.
Além disso, o material mostra utilidades e aplicações da madeira e dos frutos de cada uma das variedades expostas, curiosidades sobre estas e aponta o risco de extinção das espécies.
Árvores apresentadas no catálogo da Embrapa
O Catálogo da Embrapa de árvores nativas apresenta 56 espécies originárias da Amazônia que têm aplicações comerciais na região. Estas são:
- Abiu-larga-casca;
- Abiu-mangabarana;
- Abiu-vermelho;
- Acapu;
- Amapá-doce;
- Amarelão;
- Andiroba;
- Angelim-amargoso;
- Angelim-vermelho;
- Cajuaçu;
- Castanha-do-brasil;
- Cedro
- Coco-pau;
- Copaíba;
- Cumaru;
- Cupiúba;
- Currupixá;
- Fava-amargosa; Fava-arara-tucupi;
- Fava-atanã;
- Fava-bolota;
- Fava-branca;
- Fava-tamboril;
- Freijó-cinza;
- Guajará-bolacha;
- Guajará-pedra;
- Guariuba/oiticica;
- Ipê-amarelo;
- Itaúba-amarela;
- Jarana;
- Jatobá;
- Louro-pimenta;
- Maçaranduba;
- Maçarandubinha;
- Maparajuba;
- Melancieiro;
- Muiracatiara;
- Mururé, parapará;
- Pau-amarelo;
- Pequiá;
- Pequiarana;
- Sapucaia;
- Sorva;
- Tachi-branco;
- Tachi-preto;
- Tachirana;
- Tanimbuca;
- Tatajuba;
- Tauari;
- Timborana
- Ucuuba-terra-firme;
- Ucuubarana;
- Uxi;
- Uxirana;
- Xixuá.
O Catálogo da Embrapa de árvores nativas está disponível para download gratuito.
Livros da Ofitexto sobre manejo florestal!
O manejo florestal é o uso de práticas de planejamento e princípios de conservação que visam garantir que uma determinada floresta seja capaz de suprir, de forma contínua, um determinado produto ou serviço.
A Oficina de Textos conta com títulos que se relacionam a essa área, tais como:
Renascimento das florestas: regeneração na era do desmatamento
De autoria de Robin Chazdon, o livro trata, em 15 capítulos, de questões como o uso do solo, regeneração florestal e diversidade da fauna e da flora locais durante o processo de regeneração. A obra está à venda na versão impressa na livraria técnica Ofitexto.
Nesta obra, Ricardo Ribeiro Rodrigues, Pedro Brancalion e Sergius Gandolfi apresentam o histórico e as bases conceituais para a restauração florestal em florestas tropicais e subtropicais, permitindo a escolha dos melhores métodos de restauração para diferentes situações de degradação; sua implantação eficiente em termos ecológicos, econômicos e de operacionalidade; e o monitoramento dos resultados.
O livro pode ser adquirido nas versões impressa, em e-book e em um pacote contendo ambas. Além disso, é possível obter os capítulos avulsos.
Quantificação dos recursos florestais
Utilizando uma abordagem atual e inovadora, com conceitos, técnicas e métodos específicos para quantificação e monitoramento de árvores, arvoredos e florestas, João Luís Batista, Hilton Thadeu do Couto e Demóstenes da Silva Filho abordam, nesta obra, os principais conhecimentos da área, como métodos destrutivos e não destrutivos, metrologia, silvimetria, inventário florestal, monitoramento e predição de atributos, entre outros.
O livro pode ser adquirido nas versões em e-book e impressa. Também é possível obter o pacote contendo ambos os formatos, além de capítulos avulsos.