Conservação e preservação: qual a diferença?

Muitas vezes usados erroneamente para falar da mesma coisa, os termos conservação e preservação na verdade expressam ideias distintas

Presentes na maioria das discussões relacionadas a área ambiental, os termos conservação e preservação são, por vezes, usados de maneira errada quando empregados numa frase.

Ambas correntes ideológicas têm como objetivo buscar o melhor para o meio ambiente, porém, enquanto uma preza pela manutenção, a outra procura formas de tornar o desenvolvimento sustentável.

Foto de uma plântula em um solo marrom.

preservacionismo está ligado restritamente à proteção da natureza e indica o homem como o grande responsável pelo desequilíbrio dela.

Os princípios relacionados à preservação são considerados por alguns como radicais, pois colocam-se fortemente contra a exploração ambiental, o consumo e utilização de seus recursos, todos os tipos de pesquisa, e repudiam qualquer intervenção humana.

Acredita-se que o preservacionismo levou à criação de parques nacionais em diversos países do mundo.

Já o conservacionismo trata a mãe natureza de uma maneira bem menos rígida, liberando a exploração dos seus recursos desde que seja com inteligência, assim como o manejo correto do meio ambiente pelo homem.

A conservação ambiental defende o desenvolvimento sustentável da humanidade, para assim garantir uma melhor qualidade de vida para as gerações presentes e as futuras, priorizando o uso racional dos recursos renováveis e causando a menor agressão possível ao ambiente explorado.

Ações de extrema importância, as duas têm o mesmo propósito: lutar pelo bem-estar do meio ambiente. No entanto, agora você já sabe que, embora tenham algumas semelhanças, possuem conceitos diferentes.


Para saber mais

Em nova edição, o clássico Avaliação de impacto ambiental foi inteiramente revisto e atualizado. Com novo capítulo sobre impactos cumulativos, casos recentes brasileiros e internacionais, novas ilustrações e mapas, a obra reafirma sua importância como referência indispensável para estudantes e profissionais de licenciamento e planejamento ambiental.

Capa de Avaliação de impacto ambiental.