A segunda versão do sistema, lançada 20 anos depois da primeira, é uma parceria entre a Embrapa Mandioca e Fruticultura e a Embrapa Semiárido. Elaborado por uma nova equipe ao longo de oito anos, o Sistema de Produção de Mandioca no Semiárido atual leva em conta os novos limites do Semiárido, cujos critérios de delimitação foram alterados em 2004 como reflexo da crescente aridez atmosférica, e está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Cúpula das Nações Unidas em 2015.
A produção de mandioca é um dos cultivos mais relevantes do Semiárido, representando em torno de 12% da quantidade total de toneladas produzida no País. Levando isso em conta, o sistema visa impulsionar o cultivo na região ao articular soluções para os desafios específicos encontrados pelos agricultores da área, como a aridez e os solos rasos.
(Fonte: Portal Embrapa)
O principal desses desafios é a ausência de irrigação adequada, dado que as áreas férteis à margem do Rio São Francisco representam menos de 0,6% da área total do Semiárido, de forma que a mandioca costuma ser cultivada em regiões com baixa disponibilidade de água. Assim, o sistema oferece informações para a escolha da área do plantio, correção do solo no momento da fertilização e seleção das variedades mais adequadas, enfocando técnicas realistas para a melhora da produtividade.
Também são indicados diferentes métodos de controle e manejo para as doenças e pragas próprias da região, como a podridão radicular, doença que mais afeta a produção de mandioca no Nordeste.
Finalmente, o novo sistema apresenta uma cartilha inédita que enfoca o processamento de diferentes produtos produzidos com a mandioca, desde a mandioca de mesa, conhecida como “mandioca-mansa”, até a farinha e a fécula, produzidas com a chamada “mandioca-brava”. Com isso, o leque de possibilidades dos produtores é ampliado, permitindo que mesmo agricultores familiares em pequena escala estejam capacitados para a produção com o máximo de rendimento possível.
O Sistema de Produção de Mandioca no Semiárido está disponível online e pode ser consultado aqui; mais informações sobre a elaboração do Sistema estão no portal da Embrapa.
Tudo a ver
Se você tem interesse no cultivo dessa leguminosa, confira a obra Mandioca: do plantio à colheita, publicada pela Oficina de Textos!