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Agronomia

Lições de pedologia: conceitos de solo

junho 5, 2018
3 min de leitura

Solos são considerados um dos mais preciosos recursos naturais que possuímos, sendo uma parte bem organizada da natureza, harmoniosamente ajustada a múltiplas funções

O estudo do solo é muito importante e constitui a base de diversos ramos da ciência, por isso é de extrema importância entender seus conceitos (Fonte: Pixabay)

Conceitos de solo

Para alguns, solo vem a ser sinônimo de qualquer parte da superfície da Terra e mesmo de outros planetas. É o que se observa, por exemplo, quando se lê que “devem ser observados sinais de tráfego desenhados no solo” ou que os astronautas coletaram amostras do “solo lunar”.

Geólogos podem entendê‑lo como parte de uma sequência de eventos geológicos no chamado “ciclo geológico”. Ecólogos observam o solo como uma porção do ambiente condicionado por organismos vivos. Para o engenheiro de minas, especializado em mecânica dos solos, ele é mais um material solto que cobre os minérios e necessita ser removido.

No limite superior, o solo encontra-se com a biosfera e a atmosfera, com as quais se entrelaça. Lateralmente, ele pode passar por corpos d’água, rocha desnuda, gelo ou areias de praias costeiras ou de dunas movediças.

O limite inferior é mais difícil de estabelecer porque o solo passa progressivamente a rocha dura ou material inconsolidado, onde quase sempre as raízes das plantas nativas perenes estão ausentes. A esse material chamamos de saprólito.

Solos são considerados um dos mais preciosos recursos naturais que possuímos, sendo uma parte bem organizada da natureza, harmoniosamente ajustada a múltiplas funções. Seu estudo é muito importante e constitui a base de diversos ramos da ciência.

Ciência do Solo

A Ciência do Solo refere‑se ao solo como um recurso natural da superfície da Terra, considerando sua formação, classificação e seu mapeamento.

Também estuda seus atributos físicos, químicos, biológicos, sua fertilidade, seu uso e manejo. Algumas vezes nos referimos a alguns dos ramos da Ciência do Solo que são também usados como sinônimos dela, como a Pedologia e a Edafologia.

A diversidade de nomes está relacionada a várias especializações decorrentes dos vários usos e dos profissionais que mais os estudam.

Provavelmente uma das melhores definições até o presente seja a do Soil Survey Manual (1951): “A coleção de corpos naturais que ocupam partes da superfície terrestre, os quais constituem um meio para o desenvolvimento das plantas e que possuem propriedades resultantes do efeito integrado do clima e dos organismos vivos, agindo sobre o material de origem e condicionado pelo relevo durante certo período de tempo”.

O conjunto de solos de toda a Terra é denominado pedosfera, onde atuam interações dinâmicas de minerais, desenvolvendo‑se na interseção de quatro outras esferas: hidrosfera, atmosfera, biosfera e litosfera.

“A pedosfera forma‑se quando há interações entre essas quatro esferas. O solo não é somente um conjunto de minerais, matéria orgânica, água e ar, mas o produto dessas interações, as quais podem ser estudadas em várias escalas de resolução: microscópica, horizontes, paisagem, regiões e global”, explica Igo F. Lepsch, autor do livro 19 lições de Pedologia.

Igo F. Lepsch e seu livro de sucesso, 19 lições de Pedologia

Confira também a entrevista que o autor deu ao Comunitexto sobre a segunda edição da obra!


Para saber mais

Confira ainda em nosso lojão a segunda edição do livro Formação e conservação dos solos. Atualizada e ampliada, a obra discute o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS). É uma iniciação à Ciência do Solo, extremamente oportuna para professores de Geografia e Biologia pelo papel de substrato que o solo exerce.

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