Quais as principais características da raiz de uma planta?

A raiz da planta é um órgão subterrâneo, aclorofilado, especializado em fixação e absorção de água e sais minerais. Pode também funcionar como órgão de reserva, como é o caso da cenoura, beterraba e batata-doce, por exemplo. Em geral, apresenta geotropismo e hidrotropismo positivos, e difere do caule pela ausência de corpo não segmentado em nós e internós, meristemas laterais, folhas e gemas.

Imagem de várias beterrabas e cenouras com as folhas amarradas juntas, para exemplificar a raiz da planta como órgão de reserva.

Beterrabas e cenouras, prontas para serem comercializadas como alimento (Fonte: PxHere)

A primeira raiz (raiz primária) de uma planta com sementes é originada do desenvolvimento da radícula do eixo embrionário. Em certos grupos de plantas, como gimnospermas e eudicotiledôneas, a raiz primária continua seu crescimento ao longo de toda a vida da planta, produzindo ramificações que também se ramificam em sucessão, constituindo o sistema radicular pivotante. De forma contrária, nas monocotiledôneas, a raiz primária e as raízes seminais têm vida curta, sendo substituídas pelas raízes adventícias que se originam no caule, constituindo o sistema radicular fasciculado. Este, embora superficial em relação ao sistema radicular pivotante, se une com mais firmeza às partículas do solo.

As diferenças primordiais dos tipos de sistemas radiculares são importantes do ponto de vista agronômico, pois várias práticas agrícolas de uso consagrado se baseiam nas características apresentadas pelas raízes. Assim, a rotação de culturas, isto é, o plantio, em anos alternados, de espécies vegetais diferentes, leva em consideração o conhecimento das diferenças entre os sistemas radiculares, a saber: para o controle da erosão, são utilizadas, entre outras práticas, plantas com sistema radicular fasciculado que agregam melhor a camada superficial do solo; o melhor aproveitamento da adubação residual é feito alternando-se culturas com diferentes sistemas radiculares; plantas com sistema radicular profundo (pivotante) são capazes de absorver solutos que se encontram a maiores profundidades, enquanto as de sistema fasciculado aproveitam melhor os nutrientes disponíveis em camadas superficiais.


Para saber mais

Essa matéria foi retirada do livro Glossário ilustrado de Botânica, de Jesus Rodrigues Lemos e Ivanilza Moreira de Andrade, que apresenta as características de todos os órgãos da planta de forma didática e ilustrada. Garanta o seu na livraria Ofitexto!

Capa de Glossário ilustrado de Botânica.