Teve início na última segunda-feira (1º) a sexta edição do Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (ENANPARQ). Com o tema “Limiaridade: processos e práticas em Arquitetura e Urbanismo”, o evento ocorre virtualmente em diversos campi da Universidade de Brasília (UnB) até a próxima sexta-feira (5).
O propósito do encontro é provocar nos participantes reflexões a partir de vários pilares que sustentam o campo de pesquisa em Arquitetura e Urbanismo levando em conta contextos nacionais e internacionais. A edição deste ano conta com a participação de grandes nomes da área, incluindo autores publicados pela Ofitexto.
Avaliação pós-ocupação: da teoria à prática
Publicado pela Ofitexto em 2018, o livro organizado por Rosaria Ono, Sheila Walbe Ornstein, Simone Barbosa Villa e Ana Judite Galbiatti Limonge França, concorreu à premiação do ENANPARQ e terminou entre os cinco finalistas na categoria Coletâneas.
A obra, destinada, principalmente, a arquitetos, urbanistas, engenheiros e designers, trata de conceitos práticos a respeito da avaliação pós-ocupação (APO) e sua aplicação em diversos processos de projetos em qualquer uma dessas áreas, além de propor reflexões atuais sobre todos os aspectos que devem ser avaliados. Outras informações sobre o livro podem ser encontradas na loja da Ofitexto.
Lançamento de Morar em apartamento no VI ENANPARQ
Além do destaque para a obra Avaliação pós-ocupação: da teoria à prática, o VI ENANPARQ também contará com o lançamento do livro Morar em apartamento, de Simone Barbosa Villa, também publicado pela Ofitexto.
A autora terá uma participação no ENANPARQ às 16h desta quarta-feira (3) para apresentar o livro. Este apresenta a evolução dos apartamentos como moradia ao longo da História até os dias de hoje. A obra traz, além dessa linha do tempo, uma série de plantas e imagens que retratam toda essa trajetória. O lançamento de Simone Villa também pode ser adquirido no site da editora.
Programação do VI ENANPARQ
O ENANPARQ é um evento bianual que ocorre a cada dois anos do qual participam pesquisadores das áreas de Arquitetura e Urbanismo. A edição deste ano, exclusivamente, será realizada em ambiente virtual, em virtude da pandemia do novo coronavírus.
A programação virtual, ambientada na UnB, será composta por mesas e reuniões temáticas e oficinas que tratarão de cinco distintos eixos, além de rodas de conversa com lançamentos e exposições, e exibição de filmes relacionados às áreas.
Os eixos temáticos contemplados no evento são projetos, políticas e práticas; projeto, tecnologia, infraestrutura e questões socioambientais; história, historiografia e crítica; patrimônio, escalas e processos, e intercâmbios culturais e redes. Os encontros serão exibidos gratuitamente ao público interessado no canal da Finatec no YouTube.