As cúpulas geodésicas são estruturas espaciais fascinantes, idealizadas para grandes espaços em 1947 e patenteadas em 1954. Sua geometria construtiva foi desenvolvida a partir da aplicação matemática dos sólidos platônicos inscritos na esfera, especialmente o icosaedro. Elas são leves, econômicas e fáceis de produzir, transportar e montar, envelopando de forma estável locais com grandes vãos sem a colocação de nenhuma coluna interna.
Biosfera de Montreal
Alguns exemplos magníficos dessa estrutura podem ser vistos ao redor do globo. Uma das maiores geodésicas construídas é a Biosfera de Montreal, no Canadá, projetada pelo cientista americano Richard Buckminster Fuller (1895-1983) e seu parceiro Shoji Sadao (1927-2019) e inaugurada na Exposição Universal de 1967.
Biosfera de Montreal, no Canadá (Fonte: Wikimedia Commons)
Localizada em um parque em meio a um rio, essa belíssima estrutura hoje abriga um museu dedicado ao meio ambiente, mudanças climáticas e biodiversidade, sendo um marco da arquitetura sustentável. Apresenta vários jardins lindos, uma coleção de plantas raras e, ainda, uma exposição de contribuições históricas norte-americanas.
La Géode
Outro maravilhoso domo geodésico é La Géode de La Villette, em Paris, França. A estrutura foi projetada pelo arquiteto Adrien Fainsilber (1932-2023) e pelo engenheiro Gérard Chamayou (1929-2019), e foi inaugurada em 1985. Por causa da facilidade e economia da técnica utilizada, a estrutura demorou apenas dois anos para ser construída.
La Géode, localizada no Parc de la Villette, na França
La Géode demorou apenas dois anos para ser construída (Foto: Reprodução/TPE Géode)
Hoje essa estrutura abriga um grande cinema que acompanha o formato redondo da estrutura, elogiado por ser super imersivo, um dos mais espetaculares cinemas de Paris, com filmes sobre natureza, espaço e outros temas apropriados. Certamente é uma experiência única para aqueles que estão visitando Paris.
Saiba mais sobre a construção das cúpulas geodésicas
Estruturas metálicas reticuladas espaciais é o primeiro livro brasileiro abrangente sobre a temática, escrito por um dos maiores especialistas no assunto: Paulo Andre B. Barroso.
A obra explica as definições técnicas conceituais dos elementos construtivos de uma treliça espacial, apresenta detalhes das peças e apoios, discute aplicações e vantagens, materiais para estruturas e coberturas, e aborda seu dimensionamento, montagem, detalhes construtivos, tratamento e pintura. É ricamente ilustrado por fotos de estruturas reais, muitas delas projetadas pelo autor.
O autor Paulo Andre B. Barroso é grande especialista da Engenharia Estrutural, tendo trabalhado mais de 45 anos na área, com a oportunidade de projetar e acompanhar inúmeros projetos de estruturas metálicas.
Confira a degustação da obra clicando aqui.
Capa do livro “Estruturas metálicas reticuladas espaciais”, publicação da Editora Oficina de Textos