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Engenharia Civil

As cinco pontes estaiadas mais imponentes do Brasil

4 semanas atrás
6 min de leitura

Esse tipo de construção de ponte se caracteriza por uma ou mais torres (postes), a partir das quais os cabos a sustentam. Sua origem data o século XVIII, e hoje existem dezenas ao redor do mundo, sendo a mais alta na China, com 1.341 metros de comprimento.

Uma das primeiras pontes estaiadas do mundo foi erguida em 1784 por um carpinteiro alemão de nome Löscher, na cidade de Fribourg, na Suíça.

O que são pontes estaiadas?

Atualmente, as pontes estaiadas são vistas como cartões postais pelos países que as possuem e cada aspecto visual desejado tem uma variação arquitetônica, permitindo dispor os componentes estruturais de diversas maneiras.

No Brasil, esse tipo de construção chegou bem mais tarde, pelos custos elevados e as técnicas de construção nesse tipo de obra não terem se espalhado no país. 

A primeira estaiada brasileira inaugurou em 2002 e recebeu o nome de Ponte-Estação Eng. Jamil Sabino, aliás, conhecida como Santo Amaro.

Para mostrar toda a beleza dessas construções, então, separamos as cinco pontes estaiadas mais imponentes do Brasil para você se maravilhar.

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Ponte Octávio Frias de Oliveira

Inaugurada em 10 de maio de 2008, a Ponte Octávio Frias de Oliveira se tornou um cartão postal de São Paulo.

Foto da ponte Octávio Frias de Oliveira, uma das pontes estaiadas mais famosas do Brasil.

(Foto: Reprodução/Wallpaper Abyss)

Situada no Brooklin, tem projeto de Catão Francisco Ribeiro e chama a atenção de motoristas por sua bela iluminação vermelha, azul e verde, que projeta diferentes combinações cromáticas na estrutura.

Ponte JK

Foto da ponte JK.

(Foto: Reprodução/Wikimedia Commons)

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Criada pelo famoso arquiteto Alexandre Chan, a Ponte Juscelino Kubitschek (conhecida como JK) parece flutuar sobre o Lago Paranoá. Inaugurada em 15 de dezembro de 2002, virou um ícone de Brasília e destaca-se na paisagem da cidade.

Ponte Newton Navarro

Foto da ponte Newton Navarro.

(Foto: Reprodução/Wikimedia Commons)

Considerada a maior obra de engenharia do Rio Grande do Norte, essa ponte possui 1,8 km de extensão. Desenvolvida pelo arquiteto Mario de Miranda, recebeu esse nome para homenagear o artista potiguar homônimo.

Ponte Construtor João Alves

Foto da ponte Construtor João Alves.

(Foto: Reprodução/Wikimedia Commons)

Conhecida como Ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros, gerou controvérsias políticas por conta do nome, inspirado no pioneiro da construção civil João Alves. Com estrutura imponente e 1.800 metros, a ponte tornou-se importante marco turístico de Sergipe.

Ponte João Isidoro França

Foto da ponte João Isidoro França.

(Foto: Reprodução/Academia Parnaibana de Letras)

Situada no Piauí, foi projetada para as comemorações dos 150 anos de Teresina. Inaugurada em agosto de 2002, possui um mirante no topo do único mastro central onde os estaios são sustentados.

Fonte: Uol.

Quantas pontes estaiadas tem em SP?

Em São Paulo a contagem oficial exata pode variar, mas estima-se que exista o equivalente a três estruturas desse tipo no município, com destaque para uma delas que se tornou cartão-postal.

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O marco mais conhecido

O projeto mais visível é, portanto, a Ponte Octávio Frias de Oliveira: inaugurada em 2008, localizada no bairro do Brooklin, ela possui duas pistas em curva interligadas a um único mastro, o que a torna única no mundo. 

Outras estruturas menos divulgadas

As outras duas pontes estaiadas mencionadas em São Paulo aparecem em descrições de turismo local como “modestas” ou “menos conhecidas”, próximas à Marginal Tietê ou em regiões da zona leste. 

Por que existe dificuldade em uma contagem precisa?

A dificuldade se explica por diferentes critérios: algumas pontes têm apenas elementos estaiados parciais, ou estão integradas a viadutos maiores; além disso, nem todas são amplamente catalogadas em bancos de dados públicos. 

Então, a estimativa de “três” serve mais como um guia aproximado do que uma contagem oficial rigorosa.

Como é o panorama das pontes estaiadas no mundo?

A nível global, as pontes estaiadas aparecem em diversos continentes e com vão principal cada vez maiores, sendo que algumas se tornaram recordes em engenharia. De fato, a lista das maiores inclui dezenas de obras com vão acima de 500 metros.

Exemplos de recorde mundial

A Changtai Yangtze River Bridge, na China, com vão principal de mais de 1 176 metros, é atualmente uma das maiores desse tipo no mundo.

Outra estrutura, a Zolotoy Bridge na Rússia, também figura entre as longas pontes estaiadas, com mais de 700 metros de vão principal.

Por que esses números importam?

Tais números não são apenas curiosidades: eles indicam o avanço das técnicas de engenharia, o uso de novos materiais, a capacidade de construir sobre cursos d’água ou vales profundos, bem como a redução de impacto ambiental quando bem projetadas.

O que caracteriza uma ponte estaiada e por que ela difere de outras?

Uma ponte estaiada se diferencia principalmente pela forma como seus cabos — ou estais — são ancorados, geralmente diretamente ao tabuleiro ou a pequenos pontos intermediários, apoiados em mastros ou torres. 

Princípio estrutural

Nesse tipo de ponte, por exemplo, os cabos partem de uma torre e se conectam ao tabuleiro, transmitindo parte da carga diretamente para a torre, o que permite vãos maiores e uma estética mais leve comparada a pontes em arco ou suspensas.

Diferença para ponte suspensa

Ao contrário da ponte suspensa, ou seja, onde dois grandes cabos percorrem o vão inteiro e o tabuleiro “pendura” desses cabos, na ponte estaiada os cabos são múltiplos, submetidos a esforços de tração mais curtos, o que facilita a construção em vãos médios a grandes.

Vantagens em traçados urbanos

Em centros urbanos ou locais com restrições de fundação, as pontes estaiadas oferecem menor impacto no solo e requerem menos pilares intermediários, o que as torna ideais para travessias de rios largos ou zonas de difícil acesso.

Qual obra ler sobre as pontes estaiadas?

Pontes de concreto, com ênfase na aplicação de elementos pré-moldados apresenta, na primeira parte, os conceitos básicos sobre pontes e suas partes, bem como, as ações que atuam nelas, os sistemas estruturais que as suportam, as seções transversais e os apoios.

Capa do livro “Pontes de concreto: com ênfase na aplicação de elementos pré-moldados”, publicação da Editora Oficina de Textos

Na segunda parte, apresenta e explica as aplicações do concreto pré-moldado em pontes, seja na superestrutura, na infraestrutura, em pontes enterradas ou em pontes em arco. O mesmo conhecimento também se aplica para outros sistemas estruturais.

Capa do livro “Pontes de concreto: com ênfase na aplicação de elementos pré-moldados”, publicação da Editora Oficina de Textos

Na terceira parte do livro, por fim, textos escritos pelo autor, Mounir Khalil El Debs, e contribuições de professores e engenheiros convidados aprofundam e enriquecem o conteúdo apresentado nas duas partes anteriores, com temas avançados e alternativas construtivas ainda pouco comuns no Brasil.

Resumo desse artigo sobre pontes estaiadas

  • Em São Paulo estimam-se cerca de três pontes estaiadas, destacando-se a mais visível no bairro Brooklin;
  • Mundialmente, as pontes estaiadas estão alcançando vãos acima de 500 metros e marcas recorde acima de 1.100 metros;
  • A definição técnica distingue-as de pontes suspensas: os cabos partem diretamente de torres para o tabuleiro, oferecendo soluções em vãos largos;
  • Construir e manter pontes estaiadas ainda enfrenta custos elevados, desafios de solo, manutenção e exigência técnica;
  • Além de infraestrutura, essas pontes moldam a identidade urbana, estimulam turismo, valorizam bairros e simbolizam modernização estrutural.
Brasil concreto armado mecânica das estruturas pontes estaiadas

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