Com proposta inovadora na área, Pontes de Ricardo Valeriano chega à Ofitexto

O que sustenta uma ponte? Como se constrói uma ponte? Como se vence o vão sobre a água? São essas as questões que Pontes, livro de Ricardo Valeriano que chegou neste ano à Ofitexto, busca responder. 

Para isso, o professor da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apresenta, em 12 capítulos, conceitos fundamentais dos mais básicos aos mais complexos a respeito das estruturas que compõem esse elemento tão comum e, ao mesmo tempo, tão importante na construção das cidades.

Pontes é obra inédita na Engenharia brasileira

Embora outros autores já tenham abordado essa temática em suas obras, Ricardo Valeriano traz, pela primeira vez em décadas, os principais conceitos a respeito do projeto, da elaboração e da execução da construção de uma ponte. Proporciona ao leitor uma extensa obra original sobre componentes, materiais, geometria, concepção e dimensionamento de superestruturas de pontes.

O livro vem atender, com excepcional qualidade, a uma lacuna no ensino de Engenharia no Brasil!

Dividido em duas partes, o livro é aberto pela sábia e sensível frase de Montgomery Schuyler, jornalista e crítico de arquitetura, que diz que “quando a história dos nossos tempos for escrita, a posteridade vai nos conhecer não por uma catedral ou um templo, mas por uma ponte”.

Valeriano traz, na primeira parte da obra, além da definição do conceito de ponte, a evolução deste elemento tão presente nas paisagens urbanas desde os primórdios da humanidade. 

De acordo com o autor, sobre esse aspecto, “pode-se observar que somente as civilizações com rede de estradas sistematizaram de fato o processo”. Valeriano menciona casos reais sobre a forma como diversos povos, desde o princípio dos tempos, desenvolveram sistemas de pontes e estradas de acordo com as necessidades que possuíam à época. 

Fotos de pontes em Machu Pichu e no Egito.

Pontes em Machu Pichu (Peru) e no Egito. (Fonte: Imagem retirada do livro “Pontes”, Ed. Oficina de Textos. Todos os direitos reservados.)

O livro conta com diversas ilustrações e fotografias relacionadas à temática central, apresentando pontes conhecidas, históricas, além de simulações de como eram as pontes elaboradas pelas primeiras civilizações.

A segunda parte traz um maior teor técnico e prático, com foco em gráficos, equações e cálculos para a construção de uma ponte de forma apropriada e segura, com base nos conceitos como dimensionamento, tensão, flexão, trem-tipo, estado-limite, entre outros. 

Especial atenção é dada ao estudo da distribuição transversal de cargas móveis nas estruturas em vigas múltiplas, destacando-se a influência da proporção entre rigidezes flexional e torcional.

Quadro do comportamento de vigas com eixo retilíneo e curvo.

Quadro de comportamentos de vigas com eixo retilíneo e curvo. (Fonte: Imagem retirada do livro “Pontes”, Ed. Oficina de Textos. Todos os direitos reservados.)

Visando introduzir o tema da protensão, apresentam-se de forma sucinta as principais técnicas, equipamentos e materiais, os comportamentos fundamentais e a análise das estruturas protendidas. 

No último capítulo são abordados os princípios do projeto de estruturas, relativos à caracterização dos estados-limites e combinações de solicitações de acordo com as normas brasileiras.

Diagrama das combinações de tensão na seção de meio de vão.

Figura de combinações de tensão na seção de meio de vão (Fonte: Imagem retirada do livro “Pontes”, Ed. Oficina de Textos. Todos os direitos reservados.)

É possível conhecer mais sobre o livro conferindo todos os tópicos apresentados em seu sumário.

Sobre o autor

Ricardo Valeriano é professor associado da Escola Politécnica da UFRJ, possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e é mestre e doutor na área, pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da UFRJ (COPPE/UFRJ). 

O autor tem atuação no meio acadêmico nas áreas de estabilidade elástica e estruturas espaciais, campo de estudo que dá origem à temática central do livro Pontes. Valeriano foi o responsável pela elaboração da maioria das ilustrações presentes na obra, demonstrando, assim, o conhecimento e o cuidado com a proposta didática, que tornam a publicação tão importante para o ramo da Engenharia Civil.

Pontes está disponível para aquisição em nossa livraria técnica!

Capa do livro “Pontes”, publicação da Editora Oficina de Textos

Capa do livro “Pontes”, publicação da Editora Oficina de Textos