Basicamente, os critérios de projeto para escolha das fundações são três: o técnico, o econômico e o de mercado
O critério técnico para a escolha das fundações deve garantir a segurança à ruptura e os recalques aceitáveis para a estrutura, além de evitar danos às edificações vizinhas.
Edifício de fundação de aço e concreto para a construção de um prédio de apartamentos com estacionamento subterrâneo (Fonte: depositphotos.com)
Esse critério é restritivo, pois elimina certos tipos de fundação. Os critérios econômico e de mercado (disponibilidade de equipamentos e materiais, prazo etc.) são aplicados após a seleção das fundações tecnicamente viáveis.
Os documentos técnicos necessários e indispensáveis para o projeto de fundações podem ser elencados:
• Levantamento planialtimétrico e cadastral com cotas e pontos de interesse nos terrenos vizinhos e lindeiros à obra. É de vital importância que esse levantamento mostre afastamentos, distâncias e cotas de muros, divisas, subsolos, edificações, árvores e eventualmente redes, galerias e túneis. O referencial de nível do levantamento planialtimétrico deve ser o mesmo do projeto de arquitetura e dos ensaios geotécnicos.
• Projeto de arquitetura com plantas de todos os níveis, cortes nos pontos de maior relevância para facilitar o entendimento, para verificar a existência de transições e analisar a posição e profundidade de poços de elevadores e reservatórios enterrados.
• Ensaios geotécnicos que devem se iniciar pelas sondagens de simples reconhecimento (SPT) manuais ou automáticas, mas que necessariamente não devem se limitar a elas.
• Poços de inspeção para confirmação do nível d’água, CPT (cone penetration test) para a melhor definição da estratigrafia do subsolo e definição de parâmetros de resistência e deformabilidade, ensaios de permeabilidade, piezômetros para verificação de lençóis empoleirados, indicadores de nível d’água e DMT (Dilatomer Marcheti Test) para definição de parâmetros de deformabilidade, são ferramentas que podem fazer parte de uma boa campanha de investigação geotécnica.
É indispensável e imprescindível a correta verificação da posição do nível do lençol livre. Cumpre destacar que é fundamental que as investigações sejam em número, qualidade e profundidade suficientes para permitir o dimensionamento do elemento de fundação tanto para estado-limite de serviço, recalque, quanto para estado-limite último, ruptura e que atendam à NBR.
• Locação de pilares e cargas na fundação, fornecido pelo projetista estrutural e formas dos níveis de subsolo e térreo.
Leia também
O projeto geotécnico para fundações diretas
Para saber mais
Ao longo de vinte capítulos e com a participação de mais de sessenta profissionais que, mais do que possuir reconhecida experiência, são verdadeiras referências na área, Fundações: teoria e prática – 3ª ed. apresenta o estado da arte da concepção, análise, projeto, execução e monitoramento de fundações no Brasil.