Projetos brasileiros de estruturas metálicas espaciais

Com mais de 45 anos de experiência em construção metálica, o engenheiro Paulo Andre B. Barroso destaca alguns projetos de estruturas metálicas espaciais de sua carreira.

Os projetos de estruturas metálicas reticuladas espaciais formam as mais belas cúpulas e claraboias, ornando de museus a complexos centros esportivos, aeroportos, pavilhões de feiras e exposições, prédios residenciais de luxo, mas também são utilizadas em simples galpões para pequenas indústrias ou depósitos.

O engenheiro Paulo Andre B. Barroso, autor de Estruturas metálicas reticuladas espaciais, acompanhou a implantação de inúmeros projetos de sua autoria, durante sua carreira de mais de quatro décadas. Entre eles, alguns destes projetos de estruturas metálicas podem ser destacados por sua beleza e grandiosidade.

Confira a seguir alguns projetos em que Paulo atuou:

Ginásio Poliesportivo Dirceu Arcoverde (1994)

O ginásio localizado em Teresina (PI), é um domo geodésico em alumínio, em casca dupla, possuindo 80m de diâmetro, com poucos similares no Brasil.

Com execução da Côncava Construções e projeto estrutural de Paulo Andre B. Barroso, o domo do ginásio foi inaugurado em 1994.

Ginásio Poliesportivo Dirceu Arcoverde, em Teresina (PI)

Ginásio Poliesportivo Dirceu Arcoverde, em Teresina (PI)

Museu de Ciência e Tecnologia da Bahia (1977)

O museu em Salvador é uma estrutura espacial em alumínio, projetada no sistema M-Deck pelo professor Cedric Marsh em cooperação com Paulo. Trata-se da primeira estrutura espacial de cobertura no Brasil, suspensa em cabos de aço, com vão livre de 60m, e espaçamento entre torres metálicas de suporte de 20m.

O portão da entrada principal, com suas partes fixas e móveis, ocupa toda a fachada do prédio e foi decorado com uma escultura/painel do famoso artista baiano Mario Cravo.

Com execução da Esmel Indústria de Estruturas Mecânicas, a estrutura inaugurada em 1977 permanece até hoje como a única do tipo do país.

Imagem de três torres feitas com estruturas espaciais pintadas de vermelho, conectando os fios ao Museu de Ciência e Tecnologia da Bahia.

Museu de Ciência e Tecnologia da Bahia, em Salvador

Ginásio Poliesportivo de Campina Grande (1992)

Com uma estrutura espacial geodésica, de formação geométrica livre e casca dupla, com diâmetro de 80m, o ginásio é execução da Esmel Indústria de Estruturas Mecânicas, e o projeto estrutural é de Barroso, com inauguração em 1992.

Cúpula geodésica do Ginásio Poliesportivo de Campina Grande, com um buraco para iluminação.

Ginásio Poliesportivo de Campina Grande, em Paraíba

Torre-monumento Luzeiro do Nordeste (2005)

Conhecida como Luzeiro da Fé, a torre-monumento Luzeiro do Nordeste foi inaugurada em 2005, e possui 115m de altura.

Foi toda projetada em aço patinável, sendo a única no Brasil e, talvez, na América do Sul.

Torre-monumento Luzeiro do Nordeste, que parece uma fina nave espacial.

Luzeiro do Nordeste, em Juazeiro do Norte (CE)


Saiba mais sobre projetos de estruturas metálicas

Estruturas metálicas reticuladas espaciais é o primeiro livro brasileiro abrangente sobre a temática, escrito por um dos maiores especialistas no assunto: Paulo André B. Barroso. A obra explica as definições técnicas conceituais dos elementos construtivos de uma treliça espacial, apresenta detalhes das peças e apoios, discute aplicações e vantagens, materiais para estruturas e coberturas, e aborda seu dimensionamento, montagem, detalhes construtivos, tratamento e pintura. É ricamente ilustrado por fotos de estruturas reais, muitas delas projetadas pelo autor.

Confira a degustação do livro aqui.

Capa do livro "Estruturas metálicas reticuladas espaciais", publicado em 2023 pela Editora Oficina de Textos

Capa do livro “Estruturas metálicas reticuladas espaciais”, publicado em 2023 pela Editora Oficina de Textos

Enviar comentário