Diferente do concreto armado, o concreto protendido pode ser classificado como um estágio superior, onde é introduzido um estado prévio de tensões na estrutura, o que faz com que ele tenha maior capacidade de resistência aos esforços de tração
Em relação ao concreto armado, o concreto protendido apresenta as seguintes vantagens:
- Reduz as tensões de tração provocadas pela flexão e pelos esforços cortantes.
- Controle e redução de deformações e das fissurações.
- Reduz as quantidades necessárias de concreto e de aço, devido ao emprego eficiente de materiais de maior resistência.
- Permite vencer vãos maiores que o concreto armado convencional; para o mesmo vão, permite reduzir a altura necessária da viga.
- Facilita o emprego generalizado de pré-moldagem, uma vez que a protensão elimina a fissuração durante o transporte das peças.
- Durante a operação de protensão, o concreto e o aço são submetidos a tensões em geral superiores às que poderão ocorrer na viga sujeita às cargas de serviço. A operação de protensão constitui, neste caso, uma espécie de prova de carga da viga.
- Projetos arquitetônicos ousados.
- Possibilidade de uso em ambiente agressivo.
- Recuperação e reforço de estruturas.
- Lajes mais esbeltas do que as equivalentes em concreto armado, o que pode reduzir tanto a altura total de um edifício como o seu peso e o carregamento das fundações.
Para saber mais
Confira em nossa livraria o Concreto protendido: teoria e prática – 2ª edição. O livro tem como objetivo apresentar os conceitos fundamentais de dimensionamento e verificação de estruturas de concreto.
Este livro pode ser utilizado como material didático em cursos de graduação e especialização e por profissionais que atuam na área de Projetos e Execução de Estruturas de Concreto Protendido.