Você sabe no que consiste o tratamento de minérios?

Conheça o universo do Tratamento de Minérios, conjunto de operações unitárias de redução e separação de tamanhos, de espécies minerais e de sólidos e líquidos!

O objetivo da atividade mineira é a descoberta, a lavra e a concentração de minérios, ou seja, as atividades executadas dentro da mineração consistem em: descobrir os recursos minerais escondidos no subsolo, trazer o bem mineral do subsolo até a superfície para, finalmente, colocar esse bem mineral em condições de ser utilizado pelas indústrias metalúrgica, cerâmica ou química.

O universo do tratamento dos minerais é a terceira atividade, ou seja, o conjunto de operações unitárias de redução e separação de tamanhos, separação de espécies minerais e de sólidos e líquidos, bem como a arte de combiná-los em fluxogramas, de modo a obter concentrados e produtos aceitáveis pelo mercado.

A figura abaixo tenta esquematizar o universo da nossa especialidade.

Fluxograma de Tratamento de Minérios, englobando: separação de espécies minerais, britagem e peneiramento, moagem e classificação, bombeamento de polpas, desaguamento, disposição de rejeitos, transporte e estocagem de sólidos granulados, e amostragem.

Universo do Tratamento de Minérios

O escopo da Tecnologia Mineral ou Tratamento de Minérios consiste basicamente na separação das espécies minerais presentes no minério, fornecendo um produto denominado concentrado e outro produto denominado rejeito. São as operações de concentração ou separação mineral, flotação, separação densitária, magnética, eletrostática e outras. É o núcleo e o coração da especialidade, mostrados na elipse no centro da figura.

Para tornar isso possível, é necessário que as partículas das diferentes espécies minerais estejam separadas umas das outras, isto é, liberadas. Para conseguir isso, é preciso fraturá-las até o tamanho de liberação. São as operações de cominuição, britagem e moagem, sempre associadas a operações de separação de tamanhos, respectivamente peneiramento e classificação. É a elipse superior da figura.

Essas operações são, via de regra, feitas a úmido, ou seja, com os sólidos em suspensão em água, daí a necessidade de transportá-los em forma de polpas. Ao final do processo, é preciso retirar a água dos produtos, o que é feito por desaguamento mecânico, espessamento e/ou filtragem. Outrossim, como é gerado um volume enorme de rejeitos, faz-se necessário dispô-los, a partir de operações de disposição de rejeitos, em barragens de rejeitos, por backfilling ou dry stacking. É a elipse da direita.

Finalmente, as operações de mineração manuseiam volumes enormes de sólidos granulados, os quais precisam ser transportados, estocados, blendados e homogeneizados. Nenhuma outra especialidade enfrenta o problema de manuseio com essa magnitude. Tal manuseio se refere a materiais a granel, com finos, umidade e outros fatores dificultadores. O bombeamento de polpas é mostrado na elipse da direita, posto ser diretamente associado às demais operações em suspensão. O manuseio de sólidos granulados é a elipse da esquerda.

Adicionalmente, as exigências crescentes de controle e garantia da qualidade demandam operações de amostragem que, por si só, constituem um pequeno universo, mostrado na elipse inferior.

O escopo das atividades do engenheiro tratamentista compreende, portanto:

♦ redução de tamanho das partículas;

♦ separação das partículas em classes de tamanhos;

♦ elevação dos teores de elementos úteis (concentração);

♦ eliminação de elementos indesejáveis;

♦ eliminação de propriedades indesejáveis;

♦ separações sólido-líquido.

A Engenharia de Minas envolve o manuseio (transporte, estocagem e disposição) de volumes enormes de minérios, concentrados, rejeitos e estéreis de mineração. Essas operações também fazem parte do escopo de nossa profissão.

Essas atividades e a sua ligação direta com as atividades profissionais são esquematizadas na figura abaixo. Os profissionais realmente capacitados e legalmente habilitados a cuidar de tratamento de minérios no Brasil são os engenheiros de minas e os metalurgistas. É importante chamar a atenção para o fato de que o perfil profissional dos engenheiros de minas e dos metalurgistas, tal como definido pela legislação brasileira, é diferente do perfil dos profissionais formados em outros países.

Competência profissional em Tratamento de Minérios em diferentes países.

Competência profissional em diferentes países


Essa matéria foi retirada do livro Bombeamento de polpa e classificação 5ª ed., de Arthur Pinto Chaves, publicado pela Oficina de Textos em 2022.

Arthur Pinto Chaves é graduado em Engenharia Metalúrgica e tem experiência na área de Engenharia de Minas, com ênfase em Tratamento de Minérios, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia limpa, beneficiamento, tecnologia mineral, tratamento de minérios e flotação. É autor de uma coleção de seis livros sobre Tratamento de Minérios, publicada pela Oficina de Textos.


Para conhecer mais noções básicas do Tratamento de Minérios, baixe o eBook gratuito!

Foto do eBook Noções básicas do Tratamento de Minérios no tablet e no celular.