A equipe do Comunitexto convidou Ercília Torres, autora do livro “Climatologia fácil”, para escrever sobre o estudo do clima
Quando aprendemos algo sem saber o porquê, principalmente na escola ou na faculdade, costumamos atribuir esse “por que” ao fato de ser uma obrigação acadêmica, o que se torna, muitas vezes, apenas algo mais para ser memorizado e depois esquecido.
Porém, quando conseguimos vincular aquilo que aprendemos à nossa realidade, o interesse no assunto cresce. Ao estudarmos algo que é por nós vivenciado, são muito maiores as chances de o aprendizado se tornar mais efetivo.
Zona rural do município Divisa Nova, em Minas Gerais (Fonte: Ernani Zimmermann Viana)
Sabemos que, embora a Climatologia seja um assunto que desperta cada vez mais o interesse das pessoas, o elevado nível teórico que o seu estudo demanda dificulta o entendimento e a enquadra nas disciplinas consideradas complicadas.
Para nos livrarmos desse rótulo, é preciso rever se as estratégias de ensino da Climatologia, como hoje são aplicadas, estão fazendo com que essa disciplina seja interessante para o aluno. O que observamos nas escolas é uma grande dificuldade dos alunos em compreender conceitos da Climatologia, abstratos para muitos, com base apenas em aulas teóricas mecânicas.
Aprendizado
Memorizar os nomes, a posição dos centros planetários de pressão atmosférica (alta polar, baixa subpolar, alta subtropical e baixa equatorial), as células de circulação e ventos planetários (ventos alísios, ventos de Oeste e ventos polares) pode não ser tão difícil, mas, certamente, algum tempo depois você não se lembrará mais desses nomes.
Assim, se os professores conseguirem lançar mão de recursos didáticos que façam os alunos se aproximarem da realidade, será mais fácil para o estudo do clima.
Além disso, precisamos ter consciência de que vivemos os fenômenos da Climatologia todos os dias da nossa vida. Por exemplo, ao passar frio pela manhã e calor à tarde; ao reclamarmos da roupa que não seca no varal ou ao ficarmos presos em um engarrafamento por causa da chuva torrencial do fim de tarde. Não seria interessante saber o porquê de cada um desses fenômenos?
Para saber mais
Climatologia fácil é uma referência prática e descomplicada para alunos de graduação em Geografia, Meteorologia e Agronomia e professores de ensino fundamental e médio, assim como todos aqueles interessados em conhecer mais sobre os fenômenos climáticos a partir de exemplos do nosso dia a dia.
Veja também outras matérias do Comunitexto sobre o estudo do clima, especificamente a neve.