Autor de Avaliação Ambiental de Processos Industriais fala sobre o livro

Nos últimos anos, a qualidade ambiental nas indústrias vem sendo discutida de forma consistente. As rígidas legislações ambientais e a pressão que as fábricas sofrem para se adequar aos processos tendem a trazer soluções efetivas para os setores industriais.

Com a implantação de sistemas de gestão ambiental, as indústrias necessitam de uma metodologia para avaliar seus aspectos e impactos ambientais significativos. Pensando nisso, a Oficina de Textos produziu uma entrevista sobre o livro Avaliação ambiental de processos industriais, de Luciano Miguel Moreira dos Santos, que está disponível para compra. Confira as novidades da nova edição!

Capa de Avaliação ambiental de processos industriais.

Livro Avaliação ambiental de processos industriais, de Luciano Miguel Moreira dos Santos

Comunitexto (CT): O que mudou na quarta edição do livro Avaliação ambiental de processos industriais?

Luciano Miguel Moreira dos Santos (LMMS): A mudança foi fundamentalmente nas informações sobre as normas da série ISO 14000, que foram excluídas por estar em constante revisão. Os outros assuntos do livro ainda estão no limiar do conhecimento científico e bastante atuais.

CT: Em questões técnicas, qual a abordagem do livro?

LMMS: Desenvolvi uma metodologia para avaliação ambiental de processos industriais através do cálculo de indicadores e índices ambientais. Cada indicador leva em conta a contribuição de vários compostos químicos emitidos por um processo, bem como o consumo de matérias-primas e energia, e são transformados nos seguintes índices adimensionais:

Aquecimento global; destruição da camada de ozônio; acidificação; eutrofização; formação de oxidantes fotoquímicos; toxicidade; consumo de recursos naturais; consumo de energia; destruição do oxigênio dissolvido em águas naturais e distúrbio local por material particulado na atmosfera.

Os vários índices são agregados em um único índice ambiental chamado IPA (índice de pressão ambiental), que representa a pressão ambiental de determinado processo em local e tempo definidos.

CT: Qual a utilidade do software que vem com o livro? O que o leitor pode realizar com esse software?

LMMS: O software calcula todos os índices ambientais a partir dos dados de emissão de um processo, que devem ser informados nos respectivos campos. A partir da utilização do software, o leitor pode acompanhar a evolução da melhoria ambiental contínua de um processo e auxiliar na implementação das normas da série ISO 14000, especificamente a norma NBR ISO 14001.

O objetivo do programa é propiciar também informações acerca de qual índice é mais representativo na pressão ambiental de um processo, concedendo uma gestão mais eficaz da qualidade ambiental de uma empresa.

CT: Como docente, você poderia informar onde os alunos podem trabalhar nesta área?

LMMS: Essa metodologia pode auxiliar os alunos em trabalhos científicos, em monografias ou estágios profissionais. Porém, é uma ferramenta importante para a gestão ambiental empresarial, contribuindo para uma formação profissional superior de cursos da área técnica e de gerenciamento das empresas.

Para mais detalhes, confira a obra Avaliação ambiental de processos industriais, disponível em nossa livraria técnica!