Como limpar o lixo acumulado nas praias sem degradar o ambiente?

As comemorações de final de ano resultaram em toneladas de lixo acumulado nas praias, onde muitos brasileiros passaram o Natal e Ano Novo

Segundo dados das Companhias de Limpeza Urbana do País, responsáveis por eliminar esses detritos, somente em Copacabana, no Rio de Janeiro, foram recolhidas 403 toneladas de lixo acumulado. Em Itajaí, Santa Catarina, foram 150 toneladas de lixo. Em Santos e Fortaleza, o número foi quase igual, atingindo 124 toneladas e 90 toneladas respectivamente.

Foto de lixo acumulado em praia do litoral de São Paulo, com pratos e garrafas de plástico espalhados pela areia.

Lixo acumulado em praia do litoral de São Paulo
(Fonte: G1)

Para retirar o lixo da praia, são utilizados alguns instrumentos com pás rastelos. Eles peneiram a areia, recolocando a parte limpa na superfície e separando a sujeira como lacres de lata, bitucas de cigarro, sacos plásticos e manchas de óleo. O lado ruim, porém, é que, além de remover esse tipo de sujeira, também retiram detritos naturais essenciais para o equilíbrio do ambiente.

De acordo com o livro Recuperação de praias e dunasescrito por Karl F. Nordstrom, professor do Instituto de Ciências Marinhas e Litorâneas em Rutgers, Nova Iorque, e traduzido por Silvia Helena Gonçalves, essa limpeza causa uma perturbação da fauna enterrada nas areias e prejudica também a vegetação pioneira.

Foto de um trator de limpeza em uma praia.

Exemplo de máquina de limpeza

O autor destaca no livro que, ao mover as linhas de detrito, as faunas que prosperam no micro-hábitat, como sementes, colmos, rizomas de vegetação costeira e nutrientes, são afetadas. Elas auxiliam no crescimento de nova vegetação, que fornece alimento e abrigo para os animais macroinvertebrados das praias. Para Nordstrom, é fundamental encontrar uma maneira para retirar somente os detritos provocados pelos homens e manter os detritos naturais em praias normalmente destinadas à recreação, seja por meio de medidas governamentais ou de conscientização da população.


Para saber mais

O livro Recuperação de praias e dunas, de Karl F. Nordstrom, traça um panorama da urbanização descuidada das regiões costeiras e sua consequente degradação, e apresenta propostas para recuperá-las. É o primeiro livro em português que aborda essa questão, trazendo a experiência internacional ao alcance dos administradores, cientistas e técnicos às voltas com questões como recuperação de processos dinâmicos em ambientes costeiros urbanizados, engordamento de praias, manutenção de vegetações nativas, impactos de estruturas de proteção, entre outras, sem deixar de lado as necessidades dos diversos grupos de interesse – turistas, residentes, cientistas, empresas, ambientalistas – e a importância de sua participação para o êxito dessa iniciativa.

Capa de Recuperação de praias e dunas