Definir com clareza o significado dos termos que emprega é uma obrigação do profissional ambiental
O profissional ambiental está sempre em contato com leigos e técnicos das mais diversas áreas e especialidades.
A comunicação é uma necessidade indissociável da atuação profissional na área ambiental. Por outro lado, estabelecer uma terminologia comum é obrigatório para uma comunicação eficaz entre autor e leitor.
Veja abaixo o significado de alguns conceitos:
- Poluição: introdução no meio ambiente de qualquer forma de matéria ou energia que possa afetar negativamente o homem ou outros organismos.
- Impacto ambiental: alteração da qualidade ambiental que resulta da modificação de processos naturais ou sociais provocada pela ação humana.
- Aspecto ambiental: elemento das atividades, produtos ou serviços de uma organização que pode interagir como meio ambiente (segundo ISO 14.001:2004).
- Degradação ambiental: qualquer alteração adversa dos processos, funções ou componentes ambientais, ou alteração adversa da qualidade ambiental.
- Recuperação ambiental: aplicação de técnicas de manejo visando tornar um ambiente degradado apto para um novo uso produtivo, desde que sustentável.
- Diagnóstico ambiental: descrição das condições ambientais existentes em determinada área no momento presente.
- Avaliação de impacto ambiental: processo de exame das consequências futuras de uma ação presente ou proposta.
Trecho revitalizado do córrego Cheong Gye Cheon, em Seul, Coreia do Sul. As colunas de concreto sustentavam uma via expressa elevada e foram propositalmente mantidas como referência ao passado recente. O córrego era canalizado e coberto por lajes de concreto (Imagem retirada do livro Avaliação de impacto ambiental – 2ª ed., publicado pela Oficina de Textos. Todos os direitos reservados)
Para saber mais
Confira o livro Avaliação de impacto ambiental, uma obra de referência para estudantes, pesquisadores e profissionais que traz temas como justiça ambiental, serviços ecossistêmicos e impactos sobre a saúde.