Conheça alguns termos técnicos sobre recursos hídricos adotados pela ONU!

Alguns termos adotados pela Organização das Nações Unidas (ONU) e em outras publicações técnicas são usados como referência para o estudo de questões referentes à gestão de recursos hídricos. Veja alguns deles:

Acesso universal e equitativo à água: o acesso à água deve ser garantido a todos os seres humanos, independentemente de sua condição social, econômica ou cultural, de gênero ou etnia. O acesso envolve as condições de obtenção da água, incluindo a distância da fonte e o(s) meio(s) de locomoção para se chegar até ela. A fonte de água deve se localizar a uma distância máxima de 1.000 metros do lar, e o tempo de recolha não deve ultrapassar 30 minutos (UNW-DPAC).

Água a preço acessível: deve-se assegurar que a água tenha um valor adequado em relação à renda média familiar, o que pode variar de acordo com cada realidade espacial, e que um indivíduo ou unidade familiar consiga pagar sem comprometer outras necessidades básicas. É importante garantir que as instalações e serviços de água e saneamento estejam disponíveis a preços razoáveis para todos, mesmo os mais pobres. Os custos dos serviços de água e saneamento não devem ultrapassar 5% do rendimento familiar, ou seja, ter acesso a esses serviços não deve afetar a capacidade das pessoas de adquirir outros bens e serviços essenciais, incluindo alimentação, habitação, saúde e educação.

Adequada quantidade de água: são necessários entre 50 a 100 litros de água por pessoa/dia para assegurar a satisfação das necessidades mais básicas e a minimização dos problemas de saúde (UNW-DPAC). No entanto, essa referência deve ser vista com cautela em função de particularidades geográficas, como hábitos e tradições socioculturais.

Água segura: acesso à água com parâmetros microbiológicos, físicos, químicos e radioativos em conformidade com limites estabelecidos, os quais asseguram que o seu consumo não oferece riscos à saúde. Além disso, a água deve ser de cor, odor e gosto aceitáveis para cada pessoa e uso doméstico.


Para saber mais

O livro Recursos hídricos: as águas na interface sociedade-natureza, organizado por Antônio Pereira Magalhães Júnior e Frederico Wagner de Azevedo Lopes, se debruça nos estudos relacionados à água na sociedade.

Capa de Recursos hídricos: as águas na interface sociedade-natureza.

Reunindo oito capítulos escritos por especialistas, a obra apresenta um rico panorama sobre as águas e sua relação com as comunidades ao redor do mundo. Saiba mais sobre o livro aqui!