Conheça os sistemas meteorológicos do Brasil!

Livro atualiza as informações sobre sistemas meteorológicos presentes no clássico Tempo e Clima do Brasil. Confira!

Quando se fez necessária a elaboração de uma nova edição de Tempo e Clima no Brasil, os organizadores decidiram dividir a obra em dois tomos, por coerência, temática e razões didáticas. Assim, o livro Sistemas meteorológicos atuantes no Brasil reúne os capítulos que tratam exclusivamente dos sistemas sinóticos de tempo que atuam na América do Sul, ou seja, aqueles associados à previsão de tempo. Foram incorporadas novas referências, análises, modelos conceituais e temas que refletem o estado dessa área de conhecimento.

Capa de Sistemas meteorológicos atuantes do Brasil.

Livro atualiza as informações presentes no clássico Tempo e Clima no Brasil

No Cap. 1, foi atualizada a revisão e análise das características das frentes frias que atuam no Brasil, e os impactos desse sistema na precipitação e temperatura, utilizando diferentes fontes de dados e critérios de identificação.

No Cap. 2, sobre geadas e friagens, os autores enfatizam os processos físicos que explicam o deslocamento das frentes frias até latitudes baixas, assim como o papel da Cordilheira dos Andes, destacando-se os avanços importantes na compreensão do papel que a circulação global exerce na frequência e intensidade das incursões de ar frio na América do Sul, e ainda salientam as limitações do conhecimento sobre a influência dos padrões de grande escala e dos modelos de alta resolução.

A nova edição do Cap. 3 (sobre Jato de Baixos Níveis ao leste dos Andes) incorpora resultados de pesquisas recentes sobre as características observacionais e dinâmicas desse sistema meteorológico, e discute possíveis impactos devidos a mudanças climáticas futuras. Esse jato tem um papel importante nos sistemas de tempo que atuam na América do Sul, visto que impacta extremos de chuva em regiões como o Sul e Sudeste do Brasil e as condições ambientais nessas regiões.

No Cap. 4, os autores incorporaram novos conhecimentos e metodologias de análise sobre ciclone e ciclogêneses na América do Sul. Nesse contexto, destacam-se os aspectos dinâmico e observacional dos ciclones tropical e subtropical que atuam no Atlântico Sul, mas que impactam o continente sul-americano.

Já no capítulo sobre Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCANs) que atuam na vizinhança do Nordeste do Brasil (Cap. 5), além dos principais aspectos observacionais e os processos físicos e dinâmicos associados apresentados na edição anterior, discutem-se nesta nova edição a estrutura vertical dos VCANs e os resultados recentes sobre o deslocamento desse sistema, e como o aquecimento diabático associado à liberação de calor latente contribui na intensidade e profundidade dos VCANs.

Foi incluído, nesta edição, um capítulo sobre Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis que atuam em regiões subtropicais da América do Sul. Nesse sexto capítulo, os autores abordam as principais características do desenvolvimento desse importante sistema de tempo, tais como estrutura vertical, variabilidade temporal, influência da topografia e padrões de nebulosidade e precipitação.

O Cap. 7 complementa a caracterização das linhas de instabilidade formadas na costa N-NE da América do Sul, documentada na primeira edição. Os autores também analisam a estrutura desse sistema de tempo e como ele influencia a precipitação regional, e apresentam uma descoberta de uma nova classe de LI associada à circulação de brisa fluvial.

O Cap. 8 (Distúrbios Ondulatórios de Leste) atualiza as características observacionais e de modelagem de um sistema de tempo que modula o regime de chuvas do litoral leste e norte do Nordeste do Brasil, durante os períodos de outono e inverno. Nesta edição, à luz dos novos trabalhos científicos, os autores também apresentam uma ampla discussão sobre o tema.

Já o Cap. 9, sobre previsão de tempo, incluído especificamente nesta edição, detalha as principais etapas para a elaboração da previsão de tempo em ambiente operacional, que envolvem o diagnóstico meteorológico, a previsão numérica de tempo e a experiência do previsor.

Este livro, destinado a alunos e professores de graduação e pós-graduação em Meteorologia, Agrometeorologia, Geografia, Engenharia Ambiental e áreas afins, apresenta uma ampla visão das características observacionais e dinâmicas dos sistemas de tempo que atuam na América do Sul.

Garanta já o seu na livraria técnica Ofitexto!