Recuperação de áreas degradadas movimenta a economia e devolve dignidade à população

A recuperação ambiental de uma área ou região produz benefícios gerais, inclusive para as pessoas que vivem ali. Os recursos hídricos são retomados, a fauna e a flora são atraídas de volta, a economia local é reativada com a comercialização de frutos e seus derivados, por exemplo. A explicação é de Antonio José Teixeira Guerra, geógrafo e organizador do livro Processos erosivos e recuperação de áreas degradadas, da Oficina de Textos.

O processo erosivo causado pela água das chuvas que cai sobre encostas já é estudado há décadas. Sabe-se que o estrago maior acontece quando as águas encontram encostas sem cobertura vegetal. Isso ocorre principalmente em áreas de periferia urbana que não têm planejamento adequado. As ruas não são calçadas e há carências como a falta de rede de esgoto e de galerias fluviais. Nas áreas rurais, esses fenômenos acontecem especialmente após o plantio, quando o solo fica totalmente descoberto.

Há mais de 30 anos, um grupo de profissionais multidisciplinares de Vitória (ES) estuda esse fenômeno. Com base em monitoramentos, análises laboratoriais, análises do solo e diversos outros estudos, os profissionais entenderam o processo e puderam dar início ao trabalho de recuperação de áreas degradadas por erosão.

Em um dos capítulos do livro Processos erosivos e recuperação de áreas degradadas, os autores descrevem um trabalho realizado em São Luís, no Maranhão. Foram utilizados geotêxteis sustentáveis, produzidos com fibras de buriti. “Foi um trabalho minucioso”, lembra Guerra. “Primeiro fizemos toda a análise. Compreendido o problema, iniciamos a produção das telas com buriti. Instaladas as telas, foi feita a drenagem. Ao longo de semanas, a área foi regada e acompanhada. Às vezes uma chuva forte danifica a tela. Ou alguém arrancava. Para isso, foi desenvolvido também um trabalho de educação ambiental com a comunidade local”.

Depois de todo o trabalho feito, é necessário aguardar o tempo de germinação da vegetação plantada. “Aí começam a surgir as árvores e, aí sim, a área fica totalmente recuperada”.

“Ao recuperar o ambiente, recuperam-se também recursos hídricos, a flora e a fauna. Devolve-se a dignidade às pessoas que moram ali, que passam a viver num ambiente mais seguro e que, inclusive, podem gerar renda, por exemplo, com os frutos que passam a brotar das árvores que agora crescem”, explica Antonio Guerra. “Recuperação de área degradada é um trabalho importantíssimo para o meio ambiente e para a sociedade”.


Livro sobre Processos erosivos e recuperação de áreas degradadas

Processos erosivos e recuperação de áreas degradadas aborda aspectos relacionados à erosão acelerada dos solos e aos movimentos de massa, dando subsídios para seu estudo, controle e prevenção. Amplamente ilustrada e com exemplos práticos nacionais e internacionais, a obra discute temas como Bioengenharia, geotecnologias, erosão costeira e fatores antrópicos e climáticos nos processos geomórficos.

Capa de Processos erosivos e recuperação de áreas degradadas.