São Paulo tem enfrentado uma das maiores secas dos últimos anos. Atualmente o reservatório trabalha com menos de 10% de sua capacidade e racionamentos já estão espalhados por todos os bairros abastecidos pelo Sistema Cantareira.
Neste cenário, se antes a chuva era preocupação, hoje é bem-vinda. Basta alguns pingos e todos já estão se perguntando “Será que choveu na Cantareira?”. Para sanar essa dúvida, foi criada a página Nível de Água São Paulo, que responde essa pergunta de forma bem simples.

Vista da Represa do Rio Cachoeira, do Sistema Cantareira, em Piracaia (SP) (Foto: Renato César Pereira/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Sobre o sistema Cantareira
Trata-se do maior sistema da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), composto pelos rios Jaguari, Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Juqueri (Paiva Castro).
Além da capital, esse sistema abastece os municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do Sul, e também parte de Guarulhos, Baureri, Taboão da Serra e Santo André.
Como funciona
Por tamanha distribuição e importância, a atenção ao nível de água do sistema Cantareira é essencial.
O site mostra o estado do nível de água hoje na Cantareira, em porcentagem, além de informar também a pluviometria do dia, a pluviometria acumulada, a média da pluviometria do mês e a capacidade do sistema.
Informa ainda se a reserva técnica, também chamada de volume morto, está em uso.
Além disso, o site disponibiliza gráficos detalhadas da evolução do nível de água no sistema Cantareira nos últimos sete dias, 30 dias, 90 dias, 180 dias e no último ano, para fins de comparação.
Um último gráfico sobre a pluviometria na Cantareira compara o volume de chuva real com o volume de chuva esperado nos últimos anos.
Clique aqui para acessar e ficar a par dessas informações!
Para saber mais
A obra Em busca da água, de Brian Richter, oferece ferramentas para a compreensão das dinâmicas de abastecimento hídrico de cada região e para a contribuição com uma gestão sustentável do recurso fundamental que é a água.