Algoritmo elaborado com dados brasileiros aprimora irrigação de precisão no País

Denominado Ground-Truthed Surface Energy Balance (GT-SEB), o algoritmo foi elaborado por pesquisadores da Esalq-USP sob a coordenação de Wagner Wolff. Utilizando como base as observações colhidas in situ, ele inova ao atualizar parâmetros e modelos para cada processamento, permitindo que o mapeamento da evapotranspiração (ET) das culturas agrícolas seja realizado com exatidão.

Assim, o GT-SEB vence um dos desafios da aplicação da irrigação de precisão no País: a inexatidão dos modelos dos algoritmos formulados em outros países quando aplicados à realidade das áreas de cultivo agrícola brasileiras, que apresentam grande diversidade climática, de solos e de culturas.

Alimentado por dados recebidos de sensores remotos orbitais e em drones, o algoritmo permite ainda o manejo de irrigação por taxa variável, que, em comparação com o manejo convencional, permite uma economia substancial de água e energia.

Mais informações sobre o estudo estão disponíveis no portal da FAPESP.

Conheça mais sobre a agricultura de precisão na livraria técnica Ofitexto!


Tudo a ver

A 2ª edição do livro Agricultura digital aborda a revolução da Agricultura 4.0. Conheça a aplicação da tecnologia da informação na produção agrícola.

Capa de Agricultura digital.

Agricultura de precisão apresenta os principais conceitos e tecnologias envolvidos, como unidades de gestão diferenciada; gestão detalhada das lavouras para a aplicação de fertilizantes, pulverização, irrigação ou semeadura; entre outros.

Capa de Agricultura de precisão.