Livro aborda etapas de cultivo de pinus no Brasil

Pesquisadores discutem sobre o manejo eficiente do cultivo de Pinus no país no livro “Pinus: do plantio à colheita”, da Oficina de Textos.

Esse cultivo, apesar de superar 1 milhão de hectares, é pouco valorizado.
Assim, espera-se que com os avanços em pesquisas de genética e melhoramento, essa cultura ganhe ainda mais espaço na economia brasileira.

Atualmente, no Brasil, o cultivo do Pinus abrange uma área de aproximadamente 1,58 milhões de hectares, com as maiores plantações localizadas nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, devido às condições edafoclimáticas favoráveis.

As plantações de Pinus possuem uma produtividade média de 30,5m³ por hectare ao ano. No entanto, essa cultura enfrenta frequentes discriminações e é pouco valorizada, sendo considerada invasora e prejudicial ao meio ambiente.

Devido a importância de se obter informações técnicas e científicas abrangentes sobre os aspectos silviculturais e ecológicos do Pinus, tanto antes de sua implantação quanto durante seu desenvolvimento, surge o livro Pinus: do plantio à colheita.

Com organização de Rafael Tassinari Resende, Aluízio Borém e Helio Garcia Leite, o objetivo da obra é trazer informações sobre os aspectos econômicos dessa cultura, recomendações de espécies e uso de genótipos, produção de mudas, nutrição mineral e adubação, preparo de solo e plantio, manejo de pragas e doenças, sistemas de manejo (desbaste e desrama) e, por fim, colheita e usos da madeira das plantações de Pinus.

A partir dos avanços em pesquisas de genética e melhoramento, espera-se que essa cultura ganhe ainda mais espaço na economia brasileira.

As informações contidas nesta publicação são o resultado do trabalho colaborativo de renomados professores e pesquisadores especializados em silvicultura, manejo florestal e tecnologia da madeira, que gerou um manuscrito prático e claro, que oferece informações valiosas e incentiva o uso do Pinus como uma alternativa social e econômica viável.

Para conhecer mais sobre a obra, confira seu sumário clicando aqui, e a degustação aqui.

Capa do livro "Pinus: do plantio à colheita", publicado em 2023 pela Editora Oficina de Textos

Capa do livro “Pinus: do plantio à colheita”, publicado em 2023 pela Editora Oficina de Textos

Enviar comentário