Nova edição de 19 lições de Pedologia trata do mapeamento digital do solo

pedologia é uma parte da Ciência do Solo que trata de sua origem, morfologia, mapeamento (manual ou digital) e classificação. De acordo com Igo Lepsch, autor de 19 lições de pedologia, que chega à segunda edição na livraria técnica Ofitexto, a importância desse campo de estudos se dá pelo fato de esta ciência se preocupar com todas as funções do solo. 

solo é o material mineral ou orgânico que tem o importante papel de servir como meio natural para o crescimento de plantas terrestres, ou seja, sua existência e preservação são essenciais para a manutenção da vida na Terra. 

De acordo com Lepsch, o reconhecimento da importância do solo era característica de religiões ancestrais, que percebiam a terra como sagrada, doadora de toda a vida. Estudiosos, no entanto, demoraram a conferir a devida importância a esse material.

Segundo o autor, foi apenas no século XX que os primeiros estudos científicos a respeito do solo e de sua importância começaram a ser realizados. Hoje, graças à Ciência do Solo, é possível compreender quão essencial e valioso esse material é para a humanidade. 

Atualmente, desenvolvem-se diversas pesquisas que visam o aprimoramento dos estudos a respeito do solo, como o mapeamento digital, o qual Lepsch aborda na nova edição de sua obra. Este consiste na produção assistida por computador de mapas digitais de tipos e/ou propriedades dos solos e é um método que pretende suprimir as limitações do mapeamento manual e reduzir os custos da documentação realizada dessa maneira. 

A mais nova edição de 19 lições de pedologia chega neste mês à livraria técnica Ofitexto com diversas novidades e reformulações. Conversamos com Igo Lepsch sobre o livro; confira a seguir a entrevista na íntegra. 

Campo dividido entre solo sem vegetação e com vegetação.

O solo é um elemento vital para a humanidade (Fonte: Elizabeth Lies/Unsplash)

Comunitexto (CT): Qual foi a motivação para a publicação da segunda edição do livro?

Igo Lepsch (IL): A segunda edição do nosso livro foi motivada pela necessidade de atualizar alguns tópicos e também para incluir um Glossário de Termos da Ciência do Solo. Por outro lado, a Diretoria da Oficina de Textos nos recomendou que reduzíssemos o número de páginas, que na primeira edição era de 456, para 300 páginas, de forma a diminuir os custos de aquisição do livro.

CT: Quais são as novidades da nova edição? 

IL: As principais novidades na nova edição são uma completa reformulação do capítulo referente a levantamentos de solos, incluindo o mapeamento digital, e também a adição de um Glossário de Termos da Ciência do Solo. Pequenas atualizações foram feitas em todos capítulos.

CT: Qual a importância da pedologia?

IL: A pedologia tem sua maior importância por ser a ciência que estuda os solos em seu ambiente natural, importando-se com todas as suas funções que são: (a) meio para crescimento das plantas; (b) sistema de reciclagem de nutrientes e dejetos orgânicos; (c) modificador da atmosfera; (d) hábitat para muitos organismos; (e) meio para obras de engenharia; e (f) sistema para suprir e purificar a água.

CT: O que é o mapeamento digital de solos?

IL: Mapeamento digital de solos (também referido como mapeamento pedométrico) é a produção assistida por computador de mapas digitais de tipos e/ou propriedades dos solos. O método usa tecnologias computacionais da informação e modelos estatísticos.

CT: Qual a importância do mapeamento digital de solo?

IL: No levantamento pedológico convencional, as unidades de mapeamento de solo são delineadas manualmente com base em modelo conceitual da relação solo-paisagem mentalizada pelo pedólogo.

Apesar de ter sido esse o processo pelo qual a maioria dos mapas de solos tem sido feita, em razão de o mapeamento ser essencialmente baseado na experiência prática do pedólogo, várias limitações estão a ele relacionadas, entre as quais se destacam: (a) dificuldade na reprodução do modelo mental criado; (b) abordagem essencialmente qualitativa comportando subjetividades, o que dificulta a transferência do modelo aplicado de uma região para outra; e (c) tempo de execução dos levantamentos e demanda financeira elevados.

Frente a essas limitações, e considerando a disponibilidade atual de ferramentas modernas de sensoriamento remoto, de sistemas de informação geográfica e de modelos estatísticos avançados, o mapeamento digital de solos supera essas limitações por utilizar um conjunto de técnicas objetivas e quantitativas de aplicação otimizada para análise de dados geográficos em uma interface computacional.

Nele, tecnologias semiautomatizadas são usadas para adquirir, processar e visualizar informações sobre solos e informações auxiliares, para que o resultado final possa ser obtido a custos mais baratos e a metodologia documentada.

CT: A que público o livro se destina?

IL: O livro destina-se principalmente a estudantes de graduação das faculdades de Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal e Geografia. Também é recomendado como livro de atualização para estudantes de pós-graduação dessas faculdades.


Obra disponível na livraria técnica Ofitexto

Com uma completa reformulação no capítulo que trata do levantamento de solos de forma aprofundada e a introdução de um inédito glossário que apresenta termos essenciais relacionados à Ciência do Solo, 19 lições de pedologia chega à sua segunda edição. 

A obra está disponível em nossa livraria técnica na versão impressa. 

Capa de 19 lições de Pedologia, que trata do mapeamento digital do solo, entre outros temas.