Estruturas metálicas espaciais: encontro da arte e da engenharia

Paulo Barroso, um dos maiores especialistas de estruturas metálicas espaciais, fala sobre o tema em livro lançado pela Oficina de Textos.

As estruturas metálicas reticuladas espaciais formam belíssimas cúpulas e claraboias, ornando de museus a complexos centros esportivos, aeroportos, pavilhões de feiras e exposições, prédios residenciais de luxo, também sendo empregadas em galpões para pequenas indústrias ou depósitos.

Foto do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, cuja cobertura é feita em estruturas metálicas espaciais ─ nesse caso, alumínio.

Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa (PB), uma das maiores e mais importantes estruturas espaciais em alumínio do Brasil. (Imagem retirada do livro “Estruturas metálicas reticuladas espaciais”, publicado pela Editora Oficina de Textos. Todos os direitos reservados.)

Estas estruturas estão sendo cada vez mais utilizadas no mundo desenvolvido e, como resultado, surge a necessidade de material teórico que englobe todos os aspectos de projeto e aplicação dessa elegante técnica construtiva. Assim, surge a obra Estruturas metálicas reticuladas espaciais.

Com dezessete capítulos, o livro foi desenvolvido especialmente para estudantes e profissionais de Engenharia Estrutural e de Arquitetura no Brasil, que desejam dar um salto qualitativo em seus projetos. Para os que já se aventuraram com estruturas espaciais, é apresentado de forma mais profunda conceitos atuais e novas ideias para projeto e cálculo.

Confira a entrevista sobre o volume que o autor concedeu ao Comunitexto clicando aqui.

Saiba mais sobre o livro estruturas metálicas espaciais

Este é o primeira publicação brasileira abrangente sobre a temática, escrito por um dos maiores especialistas no assunto. Além de imagens de estruturas reais (muitas projetadas pelo engenheiro Paulo Andre B. Barroso), as definições técnicas conceituais dos elementos construtivos de uma treliça espacial são explanadas, fora a apresentação de detalhes das peças e apoios, discussão de aplicações e vantagens, dentre outros.

São abordados tópicos como: definição, composição e modulação de uma malha espacial, detalhes das extremidades das barras e dimensionamento, juntas típicas, sistemas de apoios e campos de aplicação das malhas espaciais, materiais estruturais e materiais de cobertura e fechamento, aspectos do cálculo e da montagem das malhas espaciais, e tratamentos superficiais e pinturas, entre outros.

Confira a degustação clicando aqui.

Capa do livro "Estruturas metálicas reticuladas espaciais", publicado em 2023 pela Editora Oficina de Textos

Capa do livro “Estruturas metálicas reticuladas espaciais”, publicado em 2023 pela Editora Oficina de Textos

Sobre o autor Paulo Andre B. Barroso

O autor, Paulo Andre B. Barroso, é um dos maiores especialistas do assunto, com mais de 45 anos de experiência como engenheiro estrutural.

Já teve a oportunidade de acompanhar a implementação de inúmeros projetos de sua autoria, os quais, quando somados, são em torno de seis milhões de metros quadrados em áreas metálicas construídas.

Enviar comentário