Histórias da Casa do Politécnico (Cadopô)

A Casa do Politécnico (Cadopô) foi uma moradia construída em meados de 1940 para abrigar os estudantes da Universidade de São Paulo. O espaço teve grande importância histórica, tanto pelo estimulo às produções culturais dos alunos enquanto habitaram o espaço quanto pelo papel político que representou, especialmente na época da Ditadura Militar.

Com o intuito de reunir essas histórias das pessoas que passaram pela Cadopô, os ex-estudantes criaram um grupo para compartilhar contos, que culminaram no desenvolvimento do livro Causos da Casa do Politécnico contados por ex-moradores. Organizado por Pedro José Tambellini (Pedroca), o livro mostra como o espaço impactou as vidas de duas dezenas de gerações de estudantes e estendeu as raízes até a Cidade Universitária.

E para reviver algumas dessas memórias, convidamos Calvito José Ramalho Leal para um bate-papo informal aqui na Oficina de Textos. Confira o áudio completo abaixo:


A obra Causos da Casa do Politécnico contados por ex-moradores, organizado por Pedro José Tambellini, está disponível na nossa livraria técnica!

Capa de Causos da casa do politécnico.