O que são zonobiomas?

Como o clima é o principal fator determinante da distribuição da vegetação e da fauna no planeta, dá-se o nome de zonobiomas àqueles biomas que se distribuem de forma aproximadamente zonal, acompanhando as zonas climáticas terrestres.

De modo geral, pode-se dizer que os zonobiomas terrestres (geobiomas) são ou florestais, ou savânicos, ou campestres, ou de deserto. A cada zona climática corres­pondem zonobiomas adaptados a essas condições climáticas.

A classificação internacional dos zonobiomas, feita basicamente em função do clima e da fitofisionomia, pode ser vista no quadro abaixo.

Quadro de classificação dos zonobiomas terrestres.

Classificação das zonas climáticas com seus respectivos climas e zonobiomas (Quadro retirado do livro Biomas brasileiros, publicado pela Oficina de Textos. Todos os direitos reservados)

Nesse quadro, o termo savana tem um significado que vai além de uma fitofisionomia. Como um zonobioma, ele representa um espaço geográfico em nível planetário, cuja vegetação é constituída por um gradiente de fitofisionomias, ou formações, que vão desde o campo até a floresta, passando por fisionomias de savana, distribuídas em mosaico.

O leitor poderia argumentar, então, que as savanas não têm uma fitofisionomia uniforme. O contra-argumento é que um tabuleiro de xadrez também não é uniforme: ele tem quadrados brancos e quadrados pretos. Todavia, um campo de futebol recoberto por milhares de tabuleiros de xadrez torna-se uniforme.

Tudo é uma questão de escala. Assim como se têm florestas tropicais, quente-temperadas, temperadas, boreais, também pode haver savanas em diferentes tipos de clima. No planeta, as savanas tropicais se situam entre as florestas pluviais tropicais e os desertos e semidesertos da África, Austrália e América do Sul.

Mapa de zonobiomas da África.

O mapa da África é um bom exemplo para se mostrar essa distribuição em faixas latitudinais das zonas climáticas (Imagem retirada do livro Biomas brasileiros, publicado pela Oficina de Textos. Todos os direitos reservados)

Nos outros continentes, cordilheiras de montanhas, correntes marinhas e outros fatores distorcem, interrompem, expan­dem essas faixas, tornando-as menos evidentes.


Para saber mais

Esta matéria foi retirada do livro Biomas brasileiros do prof. Leopoldo Magno Coutinho. A obra explica os conceitos básicos sobre zonas climáticas e zonobiomas e descreve e caracteriza os principais biomas brasileiros. Adquira já o seu!

Capa de Biomas brasileiros.