Ao elaborar mapa, gráfico e rede, deve-se considerar o fato de estar trabalhando no domínio da representação gráfica e, para tanto, faz-se necessário, como em toda comunicação visual, aprender a ver.
A tarefa essencial da representação gráfica é transcrever, por relações visuais da mesma natureza, as três relações fundamentais ─ diversidade (≠), ordem (O) e proporcionalidade (Q) ─ que se podem estabelecer entre objetos, fatos e fenômenos da realidade. A transcrição gráfica será universal, sem ambiguidade.
Confira como elaborar um mapa conforme o professor Marcello Martinelli ensina em Mapas, gráficos e redes: elabore você mesmo, obra publicada pela Editora Oficina de Textos, e fonte desta matéria.
Elaboração de mapa, gráfico e rede
Considera-se dois eixos ortogonais, um horizontal, o das abscissas (x), e outro vertical, o das ordenadas (y). São as coordenadas cartesianas. Assim, dois números (x e y) podem descrever a posição de um ponto em uma superfície plana. Tal plano também é o da Cartografia, quando representa parte ou o mundo todo em um plano, o plano do mapa.
É a hora que a Cartografia lança mão de um Sistema de Projeção Cartográfica para transformar a superfície curva da Terra em superfície plana, a do mapa. Portanto a projeção é a maneira de se representar a rede de coordenadas geográficas, definida por suas Latitudes e Longitudes, que deverá ser transposta para a rede de coordenadas cartesianas sobre uma malha reticulada quadrangular.
O plano cartesiano é também dito “bidimensional” por ter duas dimensões, uma na direção horizontal e outra na direção vertical. Para o mapa, no plano, a distância horizontal é a Longitude (x) e a vertical é a Latitude (y).
Porém, é bom estar atento para o fato que no sistema de coordenadas geográficas é usualmente dada primeiro a Latitude (y) (eixo Norte-Sul, na vertical), depois a Longitude (x) (eixo Leste-Oeste, na horizontal).
Esta é a base para elaborar um mapa, um gráfico, uma rede. Mapa, gráfico e rede são as três modalidades básicas da representação gráfica.
Os elementos fundamentais do mapa são:
- Título: local, assunto, data.
- Legenda: o que os símbolos significam.
- Orientação: as direções cardeais. Pelo menos a direção para o Norte Geográfico.
- Coordenadas geográficas: Latitude e Longitude.
- Escala: convém a escala gráfica.
- Projeção cartográfica.
- Representação gráfica.
- Encarte de localização.
- Fonte.
Os elementos fundamentais do gráfico são:
- Título: local, assunto, data.
- Identificação das abscissas e das ordenadas, com as respectivas unidades, se for necessário.
- Fonte.
Lembre-se que os gráficos podem ser elaborados com base em três sistemas básicos de coordenadas: cartesiano (malha quadriculada), polar e triangular.
Os elementos fundamentais da rede são:
- Título: local, assunto, data.
- Identificação dos nós e das arestas, às vezes caixas e frases de ligação.
- Fonte.
Lembre-se que as redes podem constituir quatro tipos principais de elaboração gráfica: dendrograma, organograma, fluxograma e cronograma. Existem outras estruturas que se apresentam como rede: o grafo e o mapa conceitual.
Livro para criar facilmente mapa, gráfico e rede
Mapas, gráficos e redes: elabore você mesmo, do Profº Marcello Martinellii está organizado em três grandes partes fundamentais: uma sobre os mapas, outra sobre os gráficos e uma terceira acerca das redes. Em cada parte, após fazer um breve histórico, entra-se no assunto, subdividindo-o em itens pertinentes.
Capa do livro “Mapas, gráficos e redes: elabore você mesmo”, publicação da Editora Oficina de Textos