O conhecimento climático é forte aliado na construção civil, fazendo com que as empresas se previnam contra períodos longos de instabilidade meteorológica

Fique atento a previsão do tempo para que problemas como esse não aconteçam no seu projeto de construção civil (Fonte: Terraplanagem.net)
Com o passar dos tempos, tornou-se imprescindível que projetos da Construção Civil levassem em conta as características regionais do País, a fim de manter o desenvolvimento da obra e evitar problemas com o clima.
As construtoras passaram a entender melhor essa questão e ficaram mais atentas às previsões meteorológicas, para que seus cronogramas não fossem afetados pela principal vilã das obras: a chuva.
“A previsão de tempo e clima na Construção Civil é importante porque pode determinar o ritmo de construção (dias seguidos chuvosos podem afetar ou mesmo parar completamente um campo de obras), a direção ou intensidade do vento local também pode afetar a construção, o tipo de material que deverá ser utilizado em função das condições de clima e tempo local também pode ser relevante”, explicam os autores do livro Meteorologia: noções básicas.
Mas será que os nossos engenheiros têm noção de que a previsão meteorológica é uma forte aliada da construção civil? Os autores também respondem a essa pergunta, dizendo ainda que o problema está no pouco conhecimento, principalmente de quem está se formando.
“Creio que até têm a noção, mas não são criteriosos na hora de buscar esta informação para melhorar sua eficiência operacional. Além disso, uma das autoras do livro teve a experiência de ministrar aulas no curso de Engenharia Civil. Seu relato é que eles possuem poucos conhecimentos de meteorologia, o que é preocupante, pois poderiam realizar projetos mais adequados se tivessem maior conhecimento dessa área”, contam eles.
Para saber mais
Confira a obra Meteorologia: noções básicas, que aborda temas como radiação solar, temperatura, umidade do ar, estabilidade e pressão atmosférica, ventos, observação da atmosfera, padrão global dos ventos, modelos conceituais, poluição atmosférica e classificação climática, tudo numa linguagem direta e clara, amplamente ilustrado e com exemplos específicos de tempo e clima no Brasil.