Sebastião Salgado e a beleza dos extremos

Um dos maiores talentos da fotografia, Sebastião Salgado, inaugurou a exposição Gênesis na quarta-feira, 29 de maio de 2013, no Jardim Botânico e Museu do Meio Ambiente no Rio de Janeiro.

Dispostas entre as famosas palmeiras imperiais do parque ou nos salões do museu estão 245 fotos em preto e branco ou sépia feitas em 30 países, como Equador, Indonésia, Madagascar, Botswana, Ruanda, Congo, Uganda e Etiópia.

A mostra já passou por Londres, Toronto e Roma, mas somente no Brasil rompeu as paredes do museu e integrou as paisagens capturadas pela lente das câmeras com aquelas do Jardim Botânico.

Entre as obras exibidas, estão fotos de montanhas, desertos, mares, animais e povos que, de alguma forma, escaparam das marcas da sociedade moderna. Confira abaixo algumas delas:

Fotografia preta e branca de indígenas nuas e com adereços na cabeça sentadas, de pé ou deitadas em redes, num chão coberto de folhas de palmeiras.
Fotografia preta e branca de um homem negro tocando em um boi.
Fotografia preta e branca de um homem negro de perfil segurando uma ave nas mãos.
Fotografia preta e branca de inúmeras focas.
Fotografia preta e branca de inúmeras gaivotas.
Fotografia preta e branca de um elefante correndo à beira d'água.

Você sabia?

Sebastião Salgado se considera um ambientalista e declarou para a edição de abril deste ano da Revista Bravo! que plantar árvores e preservar a mata nativa é essencial para o futuro do planeta. Ainda segundo a publicação, a vontade de fotografar as paisagens, animais e comunidades não urbanas foi motivada pelo ativismo ecológico do fotógrafo.

Questões geográficas

Salgado e a equipe que auxiliou na produção das fotografias de Gênesis tiveram que considerar as diversas situações climáticas e geográficas extremas para planejar as expedições. Muitos trajetos foram percorridos a pé, como uma travessia de 850 km nas montanhas do norte da Etiópia. Canoas, balões, mulas, aviões e veículos militares também fizeram parte da peregrinação dos artistas e renderam as maravilhosas imagens que compuseram a mostra.


Tudo a ver

Já imaginou como seria conhecer lugares tão interessantes como esses exibidos por Sebastião Salgado em Gênesis? Foi pensando em todas as pessoas com espírito aventureiro e que gostam de estar em contato com as maravilhas do planeta que a Rosaly Lopes, especialista em vulcanismo planetário do Jet Propulsion Laboratory, da Nasa, em Pasadena, Califórnia, escreveu a obra Turismo de aventura em vulcões.

Capa de Turismo de Aventura em Vulcões.

O livro responde a várias perguntas, tornando-se um abrangente guia de viagem para 19 vulcões espalhados pelo mundo. Mostra como se preparar para visitá-los, quais as preocupações na exploração do vulcão e dos ambientes no entorno e muito mais. Além disso, tem belas fotografias em cores que deslumbrarão os leitores.

Esse é o primeiro livro do gênero, destinado a leitores não especializados e que desejam explorar essas paisagens com prudência.