Como denominar as rochas metamórficas?

O uso de alguns nomes em petrologia metamórfica evoluiu de forma distinta em diferentes países e uma gama especializada de termos de rochas tem sido aplicada regionalmente. A Subcomissão de Sistematização das Rochas Metamórficas (SSRM) da IUGS (Organização da União Internacional de Ciências Geológicas) tem como objetivo prover uma sistematização das definições e da nomenclatura de rochas metamórficas, para ser amplamente adequada e aceita internacionalmente.

A SSRM reconhece a ampla utilização de alguns nomes de rochas (como anfibolitos, mármores, hornfels) e a existência de muitos conjuntos de nomes relacionados a tipos específicos de metamorfismo (como rochas de alta P-T, migmatitos, impactitos). Esses nomes e os conjuntos de nomes devem ser mantidos, mas não foram desenvolvidos com base em uma classificação sistemática.

Para outro conjunto de nomes de rochas metamórficas comumente formadas, pode ser utilizado, de forma sistemática, a combinação de nomes de minerais com termos estruturais (por exemplo, quartzo-micaxisto, plagioclásio-piroxeniogranofels). A SSRM recomenda que esses nomes compostos sejam aplicados sistematicamente usando três radicais (xisto, gnaisse e granofels), denominações definidas unicamente por critérios estruturais. O uso sistemático desses radicais é considerado particularmente adequado quando os nomes específicos são desconhecidos ou incertos.


Este mês a Editora Oficina de Textos está lançando no mercado brasileiro o livro Rochas metamórficas: classificação e glossáriode Douglas Fattes e Jacqueline Desmnos, traduzido pelo grande geólogo José Manoel.

Nesta obra, os autores apresentam o fluxograma sobre como denominar uma rocha metamórfica, permitindo a qualquer profissional da área atribuir nome a uma rocha metamórfica utilizando essa nomenclatura. Esta seção fornece ainda orientações sobre a utilização adequada dessa sistemática e a utilização das alternativas possíveis com base no protólito e em outros nomes específicos.

Capa de Rochas metamórficas.