A Cristalografia tem um papel relevante em áreas diversas como Biologia Molecular, Tecnologia de Materiais, Mineralogia e Engenharia, na medida em que o conhecimento sobre cristais e suas estruturas tem sido fundamental para inúmeros avanços científicos – da descoberta da estrutura do DNA e do desenvolvimento de semicondutores até o estudo de nanomateriais e o tratamento de doenças crônicas.
(Fonte: Public Domain Pictures)
Com abordagem atualíssima, Cristalografia: cristais e estruturas cristalinas apresenta os conceitos básicos no estudo de cristais e estruturas cristalinas, como simetria em duas e três dimensões, retículo, mosaicos, construção de estruturas, difração, representação de estruturas cristalinas e defeitos cristalinos, além de introduzir temas especializados, como estruturas modeladas, quasicristais e proteínas.
A obra apesenta explicações passo a passo para construção de modelos estruturais, sem excesso de formulação matemática, além de questões introdutórias para cada tópico, problemas e exercícios.
Cristalografia: cristais e estruturas cristalinas é um livro-texto inestimável para estudantes de graduação e pós-graduação em Química, Física e Ciências Biomédicas, além de Engenharia Metalúrgica e de Materiais e Geologia, que têm o tema como disciplina obrigatória. Adquira já, acesse aqui!
Por que um ano dedicado à Cristalografia?
O Ano Internacional da Cristalografia comemora o centenário do nascimento da cristalografia dos raios X, homenageando o trabalho pioneiro de Max von Laue e Wiliam Henry Bragg/William Lawrence Bragg. Em 2014, também se comemora o 50º aniversário de outro Prêmio Nobel, atribuído a Dorothy Hodgkin pelo trabalho em torno da vitamina e da penicilina.
Apesar de fundamental a todas as ciências, ela permanece relativamente desconhecida para o grande público. Um dos objetivos do Ano Internacional da Cristalografia passa por promover a educação e a sensibilização pública através de um conjunto vasto de atividades a anunciar oportunamente.