Descubra seis praias com areias coloridas

O grão que compõe uma das partes mais interessantes das praias, a areia, se forma por meio do desgaste de rochas de alguma serra próxima. Esse processo também forma a areia dos rios, dunas, lagos e lagoas e costuma demorar milhões de anos. Devido à presença de alguns minerais e sedimentos diferenciados durante a formação, algumas praias têm areias coloridas, de tonalidades exóticas.

Confira abaixo:

Papakolea Beach, Havaí

A praia localizada em South Point, no distrito de Ka’u, tem essa tonalidade verde-oliva graças aos cristais de peridoto (também chamados de olivina) que também compõem a areia do local. Conhecido como “Diamante Havaiano”, este mineral é abundante na região, graças às ações vulcânicas que acontecem no local.

Papakolea Beach, no Havaí, com areias coloridas em verde.

Areia verde-oliva da Papakolea Beach, no Havaí

Pink Sand Beach, Bahamas

Situada na Ilha de Harbour, essa praia tem a coloração rosada graças à ação de animais microscópicos conhecidos como Foraminifera, cujos fragmentos de cascos se misturam aos sedimentos do local.

Pink Sand Beach, nas Bahamas, com areia rosa.

Areia rosada da Pink Sand Beach, nas Bahamas

Pfeiffer Beach, Califórnia (EUA)

Com rochas ricas em granada de manganês, essa praia situada em Big Sur se tornou atração turística por suas areias coloridas, que misturam roxo e rosa. O minério escorre das montanhas que cercam a praia nos dias de chuva e, com a ação das águas, as formas e o movimento dos cristais minúsculos mudam os padrões de cores, que criam um reflexo misturando as cores vermelho, magenta e violeta.

Pfeiffer Beach, na Califórnia, com areias rosa e roxa.

Areias coloridas da Pfeiffer Beach, na Califórnia (EUA)

Kaihalulu Beach, Havaí

Essa praia de areia vermelha está situada na Ilha de Maui e possui essa tonalidade devido à alta concentração de ferro presente no lugar. Isso acontece graças às ações vulcânicas que ocorreram no passado, que deixaram a região cheia de magma e cinzas. O passeio pela região é difícil, mas atrai muitos turistas.

Kaihalulu Beach, no Havaí, com areia vermelha.

Areia vermelha da Kaihalulu Beach, no Havaí

Hyams Beach, Austrália

Recordista do livro Guinness por possuir a areia mais branca do mundo, essa praia fica em Nova Gales do Sul, uma pequena aldeia no litoral da Austrália. A areia fina e de um branco brilhante é composta de 99% de quartzo puro.

Hyams Beach, na Austrália, com a areia mais branca do mundo.

Areia branca da Hyams Beach, na Austrália

Punaluu Beach, Havaí

Conhecida como Praia de Areia Preta, a coloração se deve à incidência de basalto. Situada ao lado do Parque Nacional dos Vulcões, Punaluu Beach recebeu grandes quantidades de lava vulcânica, que escorreram para o oceano e deixaram os sedimentos escuros.

É proibido levar qualquer amostra de terra ou rocha do local, já que existe a crença de que a pessoa que o fizer será amaldiçoada pela deusa havaiana do vulcão até que o “artefato” roubado seja devolvido.

Punaluu Beach, no Havaí, com areia preta.

Areia preta da Punaluu Beach, no Havaí


Tudo a ver

Se você gostou desta matéria, vai gostar também da entrevista com o geólogo e especialista em economia mineral Pércio M. Branco, que conta como amostras de areia e minerais se relacionam. Também recomendamos o Dicionário de Mineralogia e Gemologia, de autoria do Pércio, que possui 8.650 verbetes, incluindo todas as espécies minerais reconhecidas pela International Mineralogical Association, além de grupos, variedades, nomes comerciais e nomes populares.

Capa de Dicionário de Mineralogia e Gemologia

Outra indicação interessante para quem gosta deste assunto é o livro Minerais comuns e de importância econômica, do mestre em geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora, Sebastião de Oliveira Menezes. O livro apresenta os principais conceitos envolvidos no estudo dos minerais, sendo destinado principalmente aos estudantes de Geologia e Mineração.

Capa de Minerais comuns e de importância econômica