Quais são as causas da instabilidade e desabamento das rochas? Adilson Curi discute o tema de estabilização de escavações
Alongamento do rio Joana até a Baía de Guanabara: obra subterrânea está com as escavações adiantadas (Fonte: Portal Cimento Itambé)
A instabilidade e o eventual desabamento de rochas em escavações subterrâneas dependem de vários fatores, incluindo as propriedades geomecânicas e geotécnicas do maciço circundante, a forma e o tamanho das aberturas, a profundidade e o método construtivo.
Segundo Adilson Curi no livro Lavra de minas, a quebra e o consequente desabamento de rochas em escavações subterrâneas são causados principalmente por:
- Sobrecarga da rocha intacta sobrejacente;
- Movimentos relativos de blocos de rocha causados por ação da gravidade, pressão da água ou tensões in situ.
Os engenheiros John Hudson e John Harrison (autores do livro Engineering Rock Mechanics: An Introduction to the Principles, de 2000), correlacionam os fatores que condicionam a instabilidade dos maciços rochosos por meio de uma matriz de interação em que se pondera: a estrutura do maciço rochoso, as tensões existentes, a interação entre maciço e suporte, a forma das aberturas, a influência da percolação da água, as falhas e alterações, a profundidade de localização da escavação e o método construtivo.
Na diagonal dessa matriz estão destacados os fatores principais que originam a instabilidade, ou seja:
- A estrutura do maciço rochoso, que compreende as características físicas e geomecânicas da rocha in situ e das descontinuidades;
- As tensões existentes no terreno antes e após a realização da escavação;
- As condições hidrogeológicas e de percolação de água no meio rochoso;
- A forma da escavação e o método construtivo usado.
Para saber mais
Conheça o livro Lavra de minas, de Adilson Curi. A obra apresenta de maneira didática os fundamentos das lavras de minas a céu aberto e subterrâneas. Compreendendo os conceitos básicos, detalhes técnicos sobre os métodos de lavra – incluindo extração a seco, via úmida, autossuportados, com suporte artificial e por abatimento –, e a aplicação de novas tecnologias nas operações de lavra.