As geleiras e o relevo glacial

Noventa e cinco por cento da criosfera estão estocados nas calotas glaciárias concentradas nos polos, ou inlândsis. Uma parte desse gelo cai no mar e forma a banquisa, da qual se desprendem os icebergs. Durante a era Quaternária, a superfície gelada cobriu até 30% do globo terrestre.

Hoje, 5% do gelo estão estocados nos glaciais do tipo “alpino”, centrados nos relevos. Essas geleiras têm uma morfologia muito particular, com línguas de gelo coalescentes, e são liquefeitas a uma velocidade variável, de 10 a 100 m/ano. O gelo das geleiras “alpinas” é mais plástico do que o dos inlândsis, e flui com facilidade.

Diagrama de geleiras.

Diferentes partes de uma geleira alpina (Fonte: 82 resumos geológicos, 2014. Todos os direitos reservados à Oficina de Textos)

Relevo glacial

As geleiras deixam uma marca muito distinta na paisagem. O gelo tem um comportamento de fluido muito viscoso, e flui sob o efeito da gravidade, mas, principalmente, da massa. O perfil de erosão, muito característico, é constituído de declives contradeclives.

neve acumula-se e compacta-se nos circos glaciais, onde ela progressivamente se transforma em gelo e, depois, sob o efeito do próprio peso, transborda e escorre.

Gráfico da transformação da neve em gelo.

Transformação da neve em gelo (Fonte: 82 resumos geológicos, 2014. Todos os direitos reservados à Oficina de Textos)

As geleiras apresentam uma ação erosiva por causa do efeito conjunto dos choques térmicos que fragmentam as rochas, uma ação ablativa. O gelo expulsa os fragmentos e os arrasta, e uma ação abrasiva, devida às rochas morenas da base da geleira, estria, desgasta e encrespa o substrato rochoso.

Sob a geleira, as vazões sazonais da água, provocadas pelo derretimento do gelo, cortam o relevo. A geleira recua, derrete e abandona sua carga rochosa: reconhecem-se os fios e os arcos de morenas frontais ou laterais, vales em U ou em calha, contornados por pilares de sustentação, circos glaciais de bordas abruptas e de relevo vigoroso, rochas polidas, caneluras e estriadas, assim como blocos erráticos de grande porte.

Em vez de morena, prefere-se o uso da palavra till para qualificar os sedimentos glaciais: os tills são sedimentos não classificados, heterométricos, pouco ou nada alterados. Quando os tills são endurecidos, são chamados de tilitos. O derretimento das geleiras é caracterizado por reajustes por gravidade e sedimentares.


Para saber mais

Esta matéria foi retirada do livro 82 resumos geológicos, que oferece uma apresentação original em fichas resumidas, as quais facilitam a consulta ou revisão do conteúdo apresentado. 82 resumos geológicos explica de forma didática e ilustrada os principais conceitos da Geologia, como superfície e núcleo da Terra; rochas e minerais; ciclos da água, carbono e nitrogênio; tectônica de placas; falhas e dobramentos; Geomorfologia; fósseis; recursos minerais; variações climáticas; desastres naturais; biosfera e evolução, entre outros.