A erosão pode ser considerada como o câncer da terra. Há tipos de erosão que podem provocar até mortes. Uma vez ocorrida, tira a fertilidade do solo, causa problemas locais, e carrega sedimentos para os cursos d’água, causando diversos outros tipos de problemas, sendo o pior o assoreamento dos leitos dos rios e reservatórios.
Nesse contexto, o estudo da Hidrossedimentologia passa a ser imprescindível para o entendimento e mitigação dos processos erosivos e relacionados à dinâmica da água e dos sedimentos associados a ela na fase terrestre do ciclo hidrológico. Além do mais, esses estudos auxiliam em:
• Planejamento e gestão de recursos hídricos;
• Impactos do uso e ocupação do solo;
• Degradação da qualidade da água;
• Cenários futuros;
• Rede nacional de dados;
• Produção de água.
Para todos aqueles que se interessam e estudam esse importante tema, a obra Hidrossedimentologia prática, do autor Newton de Oliveira Carvalho, trata de maneira prática e simples o estudo da erosão dos solos, transporte de sedimentos nos cursos d’água e o depósito desse sedimento no leito desses rios e dos reservatórios, além de como medir na natureza, como quantificar, qualificar e também aplicar os conhecimentos, informações e dados disponíveis em obras de aproveitamentos de recursos hídricos.
O autor, Newton de Oliveira Carvalho, é engenheiro civil, formado em 1963 pela Escola Politécnica da antiga Escola Nacional de Engenharia (ENE), da Universidade do Brasil. Hoje em dia a escola pertence à Universidade Federal do Rio de Janeiro. Newton tem especialização em Obras Hidráulicas, tendo trabalhado em recursos hídricos com realização de estudos diversos na área de Sedimentologia. Escreveu livros, capítulos de livros e diversos pequenos textos apresentados em congressos ou publicados em revistas técnicas no Brasil e no exterior. Muitas dessas publicações foram feitas com a colaboração de outros profissionais. Fez diversos cursos nas áreas de Recursos Hídricos e Sedimentologia no País e no exterior. Recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, considerando a contribuição técnica em Sedimentologia ao País. Atualmente trabalha como consultor independente em Recursos e Sedimentologia.
Veja a entrevista do autor de Hidrossedimentologia prática para o Comunitexto sobre o monitoramento de reservatórios de hidrelétricas!
Para saber mais
Então confira alguns títulos de nossa livraria técnica sobre recursos hídricos!
Gestão de reservatórios de hidrelétricas, de Fernando Campagnoli e Noris Costa Diniz
Recursos hídricos: as águas na interface sociedade-natureza, de Antônio Pereira Magalhães Júnior e Frederico Wagner de Azevedo Lopes
Recursos hídricos no século XXI, de José Galizia Tundisi e Takako Matsumura-Tundisi