Com capítulo inédito e exclusivo, a segunda edição de Rochas ígneas e metamórficas: petrografia, aplicações e degradação, de Antônio Gilberto Costa, está disponível na livraria técnica da Ofitexto.
Frente de lavra para um corpo ígneo plutônico de composição granítica aflorante na região de Gunhães, Minas Gerais (Imagem retirada do livro Rochas ígneas e metamórficas. Todos os direitos reservados)
A obra tem o objetivo de orientar estudiosos da área da petrografia a respeito dos processos de identificação das rochas ígneas e metamórficas a partir dos aspectos macro e microscópicos, além dos possíveis usos aplicados desses materiais.
Segunda edição conta com capítulo inédito e exclusivo
Oito anos após o lançamento de sua primeira tiragem, Rochas ígneas e metamórficas retorna ao mercado em nova casa editorial. A mais recente edição da obra de Antônio Gilberto Costa se destaca pela presença de um novo e exclusivo capítulo que traz a petrografia macroscópica relacionada à descrição de produtos da degradação para materiais pétreos para usos históricos e contemporâneos.
Coloração de granitos ornamentais (Imagem retirada do livro Rochas ígneas e metamórficas. Todos os direitos reservados)
Os leitores da segunda edição desta obra contarão com seis capítulos completos que abordam, de forma detalhada, diversos aspectos de cada um dos processos petrográficos de modo a contribuir com os conhecimentos dos estudiosos desta área a respeito da identificação e da aplicação das infinitas possibilidades de uso das rochas como em construções ou mesmo ornamentos.
O livro apresenta a descrição precisa de rochas ornamentais que são utilizadas em espaços comuns do dia a dia de todos, como em igrejas, monumentos históricos, lojas e até mesmo em casa. Elas são demonstradas na obra de Antônio Gilberto Costas por meio de fotografias em alta resolução, chamando a atenção para as maravilhas das rochas.
Degradações da Esfinge do Planalto de Gizé (Imagem retirada do livro Rochas ígneas e metamórficas. Todos os direitos reservados)
Rochas ígneas e metamórficas conta com um texto com alto rigor científico
Voltado para estudiosos das áreas da petrografia e da geologia de modo geral, o livro foi elaborado com redobrada atenção ao rigor científico, mas, ao mesmo tempo, prezando pela fluência e pela objetividade, a fim de contribuir com a compreensão clara de todos os tipos de leitores.
Alterações envolvendo dissoluções e variações cromáticas em esteatitos (Imagem retirada do livro Rochas ígneas e metamórficas. Todos os direitos reservados)
De acordo com Ignez Pinho Guimarães, docente no curso de Geologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e autora do texto presente na contracapa da publicação de Antônio Gilberto Costa, “este livro preenche uma lacuna na literatura didática em língua portuguesa sobre o estudo petrográfico das rochas ígneas e metamórficas”.
Para ela, a obra contempla não somente os estudantes de cursos de graduação na área da geologia, mas também todo o tipo de público que possui interesse nos estudos petrográficos ou utilizam esse conhecimento como ferramenta de trabalho em qualquer campo de atuação.
Sobre o autor de Rochas ígneas e metamórficas
Antônio Gilberto Costa possui formação em Geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e é doutor em Petrologia e Petrografia pela Technische Universität Clausthal Zellerfeld, na Alemanha.
Atualmente, o autor atua como docente no curso de Geologia na UFMG e coordenador do Centro de Referência em Cartografia Histórica e o Laboratório de Caracterização Tecnológica de Rochas com aplicação Industrial (LABTECRochas), na mesma instituição.
O livro Rochas ígneas e metamórficas está disponível na livraria técnica da Ofitexto.