A Cristalografia, que é o estudo dos cristais e de suas estruturas e propriedades, é uma área do conhecimento que antecede a ciência moderna. Apesar de sua longa história, ela é dinâmica e está em constante transformação.
A Cristalografia de Proteínas é um bom exemplo desse avanço. O estudo da estrutura cristalina de proteínas extremamente complexas levou à compreensão de diversos processos biológicos em escala molecular e a mudanças fundamentais no tratamento de várias doenças crônicas.
Outras áreas de rápido desenvolvimento também se destacam. Os programas de computação revolucionaram a representação das estruturas cristalinas, e a apresentação das estruturas produz imagens de beleza comparável a obras de arte abstrata.
O próprio desenvolvimento de computadores e dispositivos portáteis, com seus microprocessadores e monitores, baseia-se em parte no conhecimento de estruturas cristalinas. Os nanomateriais, fragmentos de matéria pequenos demais para se organizar em cristais, têm propriedades controladas pela sua superfície, que pode ser descrita por meio de planos cristalinos.
É vital compreender por que materiais cristalinos e não cristalinos se comportam de modos diferentes, já que o comportamento é fortemente ligado à estrutura cristalina.
A Cristalografia, portanto, tem papel importante em um amplo espectro de disciplinas, incluindo Biologia, Química, Ciência e Tecnologia dos Materiais, Mineralogia, Física e Engenharia.
Os avanços científicos da primeira metade do século XX em áreas como a energia nuclear e a tecnologia de semicondutores foram desenvolvidos, em parte, com base no conhecimento detalhado de estruturas de compostos metálicos e não metálicos.
Na segunda metade do século XX, a Biologia Molecular, com uma abordagem voltada à Cristalografia, possibilitou mudanças radicais na medicina, desde o conhecimento de moléculas biologicamente importantes, como a insulina, passando pela determinação da estrutura cristalina do DNA, até os estudos recentes da estrutura complexa de proteínas.
Para saber mais
Para conhecer mais sobre o assunto leia a obra Cristalografia: cristais e estruturas cristalinas, Com abordagem atualíssima, a obra apresenta os conceitos básicos no estudo de cristais e estruturas cristalinas, como simetria em duas e três dimensões, retículo, mosaicos, construção de estruturas, difração, representação de estruturas cristalinas e defeitos cristalinos, além de introduzir temas especializados, como estruturas modeladas, quasicristais e proteínas.