O clima da região Sudeste do Brasil é bastante variado devido às características físicas que são peculiares a essa localidade do País. O tipo climático predominante é o tropical, caracterizado pelo verão úmido e o inverno seco. No entanto, também se destacam os climas subtropical úmido, subtropical úmido com influência da monção, subtropical de altitude e semiárido.
Composta pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, a região Sudeste apresenta, em vários aspectos, características bastante peculiares e diversas, como a topografia acidentada, a posição latitudinal, a influência do oceano no setor leste e da continentalidade nas demais áreas.
Características gerais do clima na região Sudeste
A região Sudeste do Brasil apresenta certa variedade de climas em virtude de características como a topografia acidentada, sobretudo entre o Estado de São Paulo e a região da Serra da Mantiqueira, no centro-sul de Minas Gerais, a posição latitudinal, a influência do oceano no setor leste e nas demais regiões da continentalidade.
Imagem que destaca quão mais seco é o inverno em relação ao verão na região Sudeste (Foto: Reprodução/Imagem retirada do livro “Clima das regiões brasileiras e variabilidade climática”, publicado pela Oficina de Textos. Todos os direitos reservados.)
O tipo climático predominante é o tropical, cujas principais características são o verão úmido e o inverno seco. Em regiões com esse clima, a amplitude térmica diária costuma ser superior à amplitude térmica anual da temperatura média.
No entanto, a região Sudeste de maneira geral apresenta outros tipos de clima característicos. São eles:
Clima subtropical úmido
No sudeste do Estado de São Paulo, o clima predominante é o subtropical úmido, comum em regiões costeiras e caracterizado por temperaturas médias entre 0 e 18 °C nos meses mais frios e acima de 22 °C nas estações mais quentes.
Clima subtropical úmido com influência da monção
No sul do Estado de Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira, o clima predominante também é o subtropical úmido. No entanto, nesse caso, recebe a influência da monção, um fenômeno atmosférico caracterizado por períodos de chuvas intensas e outros de secas rigorosas ao longo do ano.
Clima subtropical de altitude
Marcado pelo inverno seco e pelo verão ameno, esse tipo de clima está presente no extremo sul de Minas Gerais. Nesse clima, a média de temperatura nos meses mais quentes do ano dificilmente ultrapassa os 22 °C.
Semiárido
Já no extremo norte de Minas, o clima que predomina é o semiárido. Marcado pelo índice de chuvas abaixo da evapotranspiração, há secas frequentes nessa região.
Município de Medina, no norte do Estado de Minas Gerais (Foto: Reprodução/Sofia Khlebinikov)
Obra da Ofitexto aborda o clima na região Sudeste
O livro Clima das regiões brasileiras e variabilidade climática, organizado por Iracema Cavalcanti e Nelson Jesuz Ferreira, conta com um capítulo que aborda detalhadamente as principais características do clima na região Sudeste do Brasil, além de questões relacionadas, como a crise hídrica de 2014 e as mudanças climáticas nessa região.
Publicada originalmente em 2009, com o título Clima e tempo no Brasil, a obra foi reformulada conforme as pesquisas relacionadas ao clima no País realizadas na última década.
Clima das regiões brasileiras e variabilidade climática é uma obra amplamente ilustrada e rica em detalhes sobre a variabilidade climática em cada uma das regiões do País.
Confira a degustação da obra aqui.
Capa do livro “Clima das regiões brasileiras e variabilidade climática”, publicação da Editora Oficina de Textos