Escrita por Iracema Cavalcanti e Nelson Ferreira e lançada originalmente no ano de 2009, a obra Tempo e clima no Brasil foi completamente reformulada e atualizada conforme as novas pesquisas relacionadas aos sistemas meteorológicos que afetam o Brasil e a América do Sul realizadas após a primeira década do século XXI, agora sob o título Clima das regiões brasileiras e variabilidade climática.
A nova edição, mais concisa e focada exclusivamente no clima das regiões brasileiras, foi publicada no final de agosto pela livraria técnica Ofitexto. Organizado pela professora Iracema Cavalcanti, o livro conta com capítulos atuais, assinados por pesquisadores da área da meteorologia, concentrados nas características climáticas das cinco regiões do País.

Morro Branco, Beribere (CE). (Foto: Reprodução/Francisco Neto/Unsplash)
Entre as principais mudanças pelas quais a obra passou destacam-se o capítulo que diz respeito ao clima na região Sudeste do Brasil, que foi completamente reescrito, e o que trata da região Centro-Oeste, que ganhou acréscimos, além daquele que versa sobre variabilidade decenal e multidecenal.
Outra mudança pela qual a obra passou foi a inserção de novas ilustrações, completamente coloridas e em alta qualidade, que buscam explicar os conceitos apresentados de forma clara e didática. Por fim, o livro traz uma discussão inédita sobre as secas na Amazônia, no capítulo que trata do clima na região Norte.
O Comunitexto conversou com a professora Iracema Cavalcanti sobre o livro Clima das regiões brasileiras e variabilidade climática. Confira a seguir!
Comunitexto (CT): Qual foi a motivação para o desenvolvimento do livro neste novo formato?
Iracema Cavalcanti (IC): O livro Tempo e clima no Brasil foi lançado em 2009, e queríamos fazer uma atualização dos assuntos depois de dez anos. Como o livro continha assuntos de Tempo e de Clima, e era muito extenso, em discussões com a editora achamos que seria melhor fazer a separação dos capítulos em dois livros: um sobre climas das regiões brasileiras e variabilidade climática, e outro sobre os sistemas meteorológicos que afetam o tempo na América do Sul.

Mauá da Serra (PR). (Foto: Reprodução/Gabriel Rodrigues/Unsplash)
CT: Quais são os destaques da obra?
IC: O livro Climas das regiões brasileiras e variabilidade climática mostra as características das regiões do Brasil, Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, e as principais variabilidades climáticas que afetam a América do Sul, principalmente o Brasil, nas escalas intrassazonal, interanual, multidecenal, incluindo também o Sistema de Monção da América do Sul, teleconexões e bloqueios atmosféricos.
CT: Quais foram as principais mudanças pelas quais a obra original passou?
IC: Todos os capítulos foram atualizados com relação ao conhecimento do assunto depois de 2009, com inclusão de novos textos e referências; o capítulo do clima do Sudeste foi totalmente reescrito, com uma abordagem mais meteorológica do que havia no Tempo e clima; o capítulo do clima do Centro-Oeste foi estendido, assim como o de variabilidade decenal a multidecenal, com muitas ilustrações novas; o clima da região Norte contém uma discussão das secas na Amazônia, além de outras informações novas em todos os capítulos.

Figura que demonstra as anomalias de chuva durante o verão e outono em secas em anos de El Niño na região amazônica, presente no livro Clima das regiões brasileiras e variabilidade climática, publicado pela Oficina de Textos. Todos os direitos reservados.
CT: Em que consiste a variabilidade climática?
IC: A variabilidade climática consiste nas variações das condições do clima, por exemplo, chuva e temperatura, em diferentes escalas de tempo. Quando falamos de estações do ano, temos a variabilidade sazonal. A variabilidade que ocorre dentro de uma estação do ano chamamos de variabilidade intrassazonal. A variabilidade interanual mostra variação entre anos, e a variabilidade multidecenal, variação entre décadas.
Por exemplo, algumas regiões podem ser afetadas por excesso ou falta de chuva, associadas a variabilidades que ocorrem em anos diferentes, como é o caso do El Niño: Oscilação Sul; regiões podem ter essas variações na chuva associadas a variabilidades que ocorrem dentro de uma estação do ano, como é o caso da Oscilação de Madden-Julian.
CT: A que público o livro se destina?
IC: O livro se destina a estudantes de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores nas áreas de meteorologia, ciências atmosféricas, meio ambiente e áreas afins, interessados no conhecimento do clima no Brasil e nos aspectos de variabilidade climática.
Clima das regiões brasileiras e variabilidade climática está disponível na livraria técnica Ofitexto
Com capítulos reformulados de acordo com as novas pesquisas voltadas aos sistemas meteorológicos e o contexto atual, Clima das regiões brasileiras e variabilidade climática está disponível para aquisição em versão impressa e book na livraria técnica Ofitexto.
Confira a degustação da obra clicando aqui.
Capa do livro “Clima das regiões brasileiras e variabilidade climática”, publicado em 2021 pela Editora Oficina de Textos