Você sabe o que é geoide?

Livro “82 resumos geológicos”, de Laurent Emmanuel, Marc de Rafélis e Ariane Pasco, esclarece essa pergunta e ainda fornece mais detalhes sobre o termo

Seis ilustrações de geoide da Terra, cada uma mostrando um lado do planeta, colorida, representando as variações da força da gravidade.

(Imagem: Pixabay)

geoide é uma representação da superfície da Terra, determinada pelas variações de uma grandeza física: a força da gravidade. Essa superfície serve de referência e não corresponde à superfície real da Terra.

Trata-se de uma superfície convencionada a partir do estudo da força da gravidade em cada ponto do globo terrestre. Define-se a vertical desses pontos pela direção local da força da gravidade (graças, por exemplo, a um fio de chumbo). Essas verticais não são todas paralelas, por causa dos relevos que “atraem” (ou desviam) a componente vertical da força de gravidade.

Para cada vertical, é possível definir uma direção perpendicular: a horizontal. Assim, aos poucos, pode-se seguir uma linha composta de sucessivas horizontais: é a superfície equipotencial da força da gravidade. Por definição, existe uma infinidade de superfícies desse tipo, em função da distância ao centro da Terra.

Num determinado momento, o geoide corresponde à superfície equipotencial da força da gravidade mais próxima da superfície média dos oceanos. Trata-se da forma gravimétrica da Terra.

Como o globo é heterogêneo, a superfície do geoide não corresponde necessariamente à superfície da elipsoide de referência. As diferenças, positivas ou negativas, entre essas duas superfícies podem ser representadas num mapa e são chamadas de ondulações do geoide.

Elas refletem as diferenças de massa no interior do globo. Quanto maior a profundidade onde se localizam essas diferenças, maior é o comprimento de onda da ondulação.

Tabela de comprimento de onda da ondulação por amplitude e sua causa.

(Imagem retirada do livro 82 resumos geológicos, publicado pela Oficina de Textos. Todos os direitos reservados)

Métodos de determinação do geoide

Os métodos por satélites, acoplados às redes de balizas terrestres, são classicamente usados para determinar o geoide. Utiliza-se, por exemplo, a modificação das órbitas dos satélites. As forças que agem sobre um satélite, como o campo de gravidade, deformam a trajetória em torno da Terra.

A altimetria espacial também permite definir o geoide marinho pela comparação da altitude do satélite (definida em relação ao elipsoide de referência) com a do nível médio dos oceanos.

Ilustração de geoide, elipsoide de referência e medida de satélite.

Geoide, elipsoide de referência e medida de satélite (Imagem retirada do livro 82 resumos geológicos, publicado pela Oficina de Textos. Todos os direitos reservados)


Para saber mais

82 resumos geológicos explica de forma didática e ilustrada os principais conceitos da Geologia. A obra inclui problemas e questões de múltipla escolha para consolidar os conceitos apresentados, mapas e gráficos didáticos e palavras-chaves sobre cada tema apresentado. Aquele trabalhão de resumir a matéria em fichas está feito!

1 comentário

  • Esclarecedor. Gostei muito. Eu estava me perguntando… Uma vez que temos fotos da terra tiradas por satélite, mostrando ela ser redondinha, como é possível a terra ter um formato disforme?